<b>O cuidado no processo de avaliação da aprendizagem: um enfoque fenomenológico</b> - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v11i5.17049
Resumo
Este estudo aborda as práticas de avaliação da aprendizagem vivenciadas por alunos e professores no mundo da educação de um currículo integrado em enfermagem, sob o enfoque da fenomenologia. O objetivo foi compreender os modos de cuidar de alunos e professores no processo de avaliação. Trata-se de um estudo qualitativo fundamentado na fenomenologia existencial de Martin Heidegger. A análise dos dados possibilitou a construção de duas categorias temáticas: Vivenciando o movimento do cuidado autêntico e inautêntico no processo de avaliação e Apropriando-se do cuidado de si mesmo no mundo da educação. Os resultados evidenciaram os modos de cuidar do ser-aluno e ser-professor na estrutura do ser-com junto ao mundo da educação que é revelado pela coexistência de ambos nesse mundo. Os modos de cuidar do ser-professor e do ser-aluno na avaliação revelaram o movimento do existir de cada um na abertura para suas tarefas de ensinar e aprender.