<b>O cuidado no processo de avaliação da aprendizagem: um enfoque fenomenológico</b> - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v11i5.17049

  • Edite Mitie Kikuchi
  • Maria Manuela Rino Mendes EERP/USP
Palavras-chave: Avaliação Educacional, Educação em Enfermagem, Pesquisa Qualitativa.

Resumo

Este estudo aborda as práticas de avaliação da aprendizagem vivenciadas por alunos e professores no mundo da educação de um currículo integrado em enfermagem, sob o enfoque da fenomenologia. O objetivo foi compreender os modos de cuidar de alunos e professores no processo de avaliação. Trata-se de um estudo qualitativo fundamentado na fenomenologia existencial de Martin Heidegger. A análise dos dados possibilitou a construção de duas categorias temáticas: Vivenciando o movimento do cuidado autêntico e inautêntico no processo de avaliação e Apropriando-se do cuidado de si mesmo no mundo da educação. Os resultados evidenciaram os modos de cuidar do ser-aluno e ser-professor na estrutura do ser-com junto ao mundo da educação que é revelado pela coexistência de ambos nesse mundo. Os modos de cuidar do ser-professor e do ser-aluno na avaliação revelaram o movimento do existir de cada um na abertura para suas tarefas de ensinar e aprender.

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Biografia do Autor

Maria Manuela Rino Mendes, EERP/USP
possui graduação em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1973) , mestrado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1996) . Atualmente é Professor doutor da Universidade de São Paulo e funcionário do Polo Norte Nordeste Paulista de Formação e Capacitação de Recursos Humanos. Tem experiência na área de Enfermagem , com ênfase em Enfermagem Gerontológica e Geriátrica. Atuando principalmente nos seguintes temas: CURRICULO DE GRADUACAO, PARADIGMA CURRICULAR EM ENFERMAGEM, ENSINO DE GRADUACAO EM ENFERMAGEM. Currículo Lattes
Publicado
2012-05-30
Como Citar
Kikuchi, E. M., & Mendes, M. M. R. (2012). <b>O cuidado no processo de avaliação da aprendizagem: um enfoque fenomenológico</b&gt; - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v11i5.17049. Ciência, Cuidado E Saúde, 11(5), 023-030. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v11i5.17049
Seção
Artigos originais