<b>Análise da satisfação dos profissionais de saúde da família com as condições de trabalho / Analysis of health professionals' satisfaction with working conditions </b> DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v12i1.17135

  • Simone Alves Garcez Guedes Universidade Tiradentes - UNIT
  • Cristiane Costa da Cunha Oliveira Universidade Tiradentes - UNIT
  • Ricardo Luiz Cavalcanti de Albuquerque Junior Universidade Tiradentes - UNIT
Palavras-chave: Saúde da Família, Satisfação no Trabalho, Condições de Trabalho

Resumo

A obtenção de níveis adequados de satisfação no âmbito do trabalho garante envolvimento e comprometimento dos profissionais na execução de suas atividades. Por outro lado, baixo nível de satisfação pode acarretar prejuízo em todas as dimensões de suas existências, afetando a saúde, o trabalho, a família e as suas relações sociais. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar o grau de satisfação com as condições de trabalho de profissionais como cirurgiões-dentistas, médicos e enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família do Município de Aracaju, Estado de Sergipe, Brasil. Para tanto, foi efetuado um estudo seccional de cunho descritivo. Os dados foram coletados através de um questionário estruturado, previamente validado, considerando diferentes dimensões relevantes para aferição da satisfação com as condições do trabalho. Os resultados demonstraram baixos níveis de satisfação na maioria das dimensões avaliadas. Aquelas que se referiam ao salário, condições de saúde e segurança no trabalho apresentaram as menores médias. O fator de maior insatisfação para as categorias profissionais estudadas foi a remuneração salarial. Sugere-se a realização de uma análise criteriosa sobre as condições de trabalho desses profissionais e a efetivação de ações no intuito de contribuir para que haja satisfação no ambiente laboral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Alves Garcez Guedes, Universidade Tiradentes - UNIT
Possui graduação em ODONTOLOGIA pela Universidade Federal de Sergipe (1990) e mestrado em Saúde e Ambiente pela Universidade Tiradentes (2008). Atualmente é professora assistente I da Universidade Tiradentes (UNIT) e está na Coordenação da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Coletiva da Universidade Tiradentesda (UNIT). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: programa saude da família, satisfação do trabalhador e qualidade de vida.
Cristiane Costa da Cunha Oliveira, Universidade Tiradentes - UNIT
Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Sergipe (1993), Mestrado em Odontologia(Odontologia Preventiva e Social) pela Universidade de Pernambuco (2000) e Doutorado em Odontologia (Saúde Coletiva) pela Universidade de Pernambuco (2004). Atualmente é professora da graduação e do Mestrado em Saúde e Ambiente da Universidade Tiradentes, além de pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa. É também parecerista avaliadora do Ministério da Educação e colaboradora da Associação Caruaruense de Ensino Superio. Tem experiência na área de Odontologia e Sáude Coletiva , atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde e Ambeinte, Saúde bucal, Promoção da Saúde, Saúde pública, Epidemiologia e Bioestatística. É lider de grupo de pesquisa certificado pela instituição.
Ricardo Luiz Cavalcanti de Albuquerque Junior, Universidade Tiradentes - UNIT
Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1994), mestrado em Patologia Oral pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998) e doutorado em Patologia Oral pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002). Atualmente é pesquisador do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (Aracaju/SE), além de Professor Titular de Patologia Oral e Maxilofacial do Curso de Odontologia e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente (Mestrado), ambos da Universidade Tiradentes (Aracaju/SE). Tem experiência na área de Patologia Experimental, atuando principalmente na área de produtos naturais e saúde, com ênfase em reparo tecidual (regeneração de tecidos lábeis/estáveis, cicatrização por segunda intenção e reparo ósseo) e quimioprevenção com produtos naturais (gastroproteção e quimioprevenção do carcinoma de células escamosas quimicamente induzido).
Publicado
2013-08-26
Como Citar
Guedes, S. A. G., Oliveira, C. C. da C., & Albuquerque Junior, R. L. C. de. (2013). <b>Análise da satisfação dos profissionais de saúde da família com as condições de trabalho / Analysis of health professionals’ satisfaction with working conditions </b&gt; DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v12i1.17135. Ciência, Cuidado E Saúde, 12(1), 121 - 130. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v12i1.17135
Seção
Artigos originais