<b>Estratégia educativa voltada à gestação e anticoncepção na hanseníase / Educative strategy directed to pregnancy and contraception in leprosy

  • Paula Sacha Frota Nogueira Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará - UFC. Fortaleza, Ceará, Brasil
  • Luana Paula Moura Moreira Enfermeira. Graduação em Enfermagem. Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, Ceará, Brasil.
  • Escolástica Rejane Ferreira Moura Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará - UFC. Fortaleza, Ceará, Brasil.
  • Annatália Meneses de Amorim Gomes Psicóloga. Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Professora Colaboradora do Mestrado Acadêmico de Saúde Pública da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Fortaleza, Ceará, Brasil.
  • Camila Félix Américo Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Estácio do Ceará. Fortaleza, Ceará, Brasil.
  • Suziane Franco Souza Terapeuta Ocupacional. Centro de Saúde Dona Libânia. Fortaleza, Ceará, Brasil.
Palavras-chave: Hanseníase, Gravidez, Anticoncepção, Educação em saúde, Promoção da saúde.

Resumo

Pesquisa quantitativa de treinamento sobre a aprendizagem do conhecimento, realizada no Centro de Dermatologia Dona Libânia (CDERM), unidade de referência em tratamento de hanseníase de Fortaleza-CE. Objetivou-se avaliar o impacto de estratégia educativa voltada ao conhecimento de mulheres com hanseníase sobre interação entre gestação e hanseníase e métodos anticoncepcionais adequados a este público. Participaram 40 mulheres em idade fértil (16 a49 anos), sexualmente ativas, assistidas no CDERM, de março a abril de 2011. Realizou-se entrevista e aplicação de teste antes e imediatamente após intervenção. No pré-teste, a média de acertos geral foi de 3,95±1,21 (70% com nível de conhecimento limitado). Após intervenção a média de acertos foi 7,15±1,63 (45% com nível de conhecimento extenso).No pré-teste e pós-teste, respectivamente, por tópicos, as médias de acertos foram: riscos para o bebê (1,5±0,6 e 2,3±0,6); riscos maternos (1,9±0,1 e 3,2±0,7); métodos adequados na hanseníase (0,5±0,5 e 1,4±0,7). Concluiu-se que a intervenção contribuiu para promover o conhecimento de mulheres com hanseníase sobre os temas abordados.

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Publicado
2014-10-29
Como Citar
Nogueira, P. S. F., Moreira, L. P. M., Moura, E. R. F., Gomes, A. M. de A., Américo, C. F., & Souza, S. F. (2014). <b&gt;Estratégia educativa voltada à gestação e anticoncepção na hanseníase / Educative strategy directed to pregnancy and contraception in leprosy. Ciência, Cuidado E Saúde, 13(4), 634 - 641. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v13i4.17449
Seção
Artigos originais