<b>Sofrimento moral dos agentes comunitários de saúde/ Moral distress of health community agents

  • Geisa Briese Universidade Federal do Rio Grande – FURG
  • Valéria Lerch Lunardi Universidade Federal do Rio Grande – FURG
  • Eliana Pinho de Azambuja Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul- IFRS - Campus Rio Grande.
  • Nalú Pereira da Costa Kerber Universidade Federal do Rio Grande – FURG
Palavras-chave: Enfermagem, Ética, Estratégia Saúde da Família.

Resumo

O trabalho desenvolvido na Estratégia da Saúde da Família (ESF) pode desencadear nos agentes comunitários de saúde (ACS) o enfrentamento de distintas manifestações de problemas morais que lhes podem provocar sofrimento moral (SM). Com o objetivo de compreender como o trabalho desempenhado pela equipe multiprofissional na ESF contribui para a vivência de SM pelos ACS, realizou-se um estudo qualitativo descritivo - exploratório. A partir da observação participante e de entrevistas semiestruturadas realizadas no período de junho a setembro de 2010, com onze ACS de Unidades de Saúde da Família do município do Rio Grande (RS), realizou-se análise textual discursiva dos dados, definindo-se três categorias: proximidade com a comunidade; organização do trabalho; modos de viver da comunidade. Muitas dessas situações vivenciadas pelos ACS envolvem questões éticas que decorrem do modo como o trabalho se organiza e da falta de percepção dos conflitos morais decorrentes, os quais envolvem valores, crenças, sentimentos e conhecimentos. A aparente invisibilidade, silêncio e, até, desconhecimento deste sofrimento por parte dos ACS e dos demais trabalhadores da equipe pode estar contribuindo para a continuidade de situações que poderiam e deveriam ser evitadas, de modo a favorecer a atenção à saúde da comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geisa Briese, Universidade Federal do Rio Grande – FURG
Enfermeira. Mestre em Enfermagem.
Valéria Lerch Lunardi, Universidade Federal do Rio Grande – FURG
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Universidade Federal do Rio Grande – FURG
Eliana Pinho de Azambuja, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul- IFRS - Campus Rio Grande.
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul- IFRS - Campus Rio Grande.
Nalú Pereira da Costa Kerber, Universidade Federal do Rio Grande – FURG
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Universidade Federal do Rio Grande – FURG.
Publicado
2015-06-11
Como Citar
Briese, G., Lunardi, V. L., Azambuja, E. P. de, & Kerber, N. P. da C. (2015). <b&gt;Sofrimento moral dos agentes comunitários de saúde/ Moral distress of health community agents. Ciência, Cuidado E Saúde, 14(2), 1035 - 1042. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v14i2.17696
Seção
Artigos originais