<b>O morrer e a morte de idosos hospitalizados na ótica de profissionais de enfermagem / The dying and death of elderly hospitalized in perspective of nursing professionals1</b> DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v12i3.18302

  • Juliane Elis Both Acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação Superior Norte RS – UFSM/Campus de Palmeira das Missões RS/Brasil. Bolsista PET Enfermagem.
  • Marinês Tambara Leite Enfermeira, Dra. em Gerontologia Biomédica, Docente Adjunto III do Departamento de Ciências da Saúde da UFSM/Campus Palmeira das Missões. Tutora PET Enfermagem UFSM/Campus Palmeira das Missões.
  • Leila Mariza Hildebrandt Enfermeira, Mestre em Enfermagem Psiquiátrica, Docente Assistente do Departamento de Ciências da Saúde da UFSM/ Campus Palmeira das Missões.
  • Jacinta Spies Enfermeira Especialista em Administração Hospitalar e Gerenciamento de Serviços de Enfermagem, Gerente do Serviço de Enfermagem do Hospital Vida & Saúde de Santa Rosa, docente da Sociedade Educacional Três de Maio.
  • Luiz Anildo Anacleto da Silva Enfermeiro, Dr. em Enfermagem, Docente do Departamento de Ciências da Saúde da UFSM/ Campus Palmeira das Missões.
  • Margrid Beuter Enfermeira, Dra. em Enfermagem, Doutora em Enfermagem. Professora Associada do Departamento de Enfermagem e do PPGEnf – Curso de Mestrado da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM/RS. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem.
Palavras-chave: Equipe de enfermagem, Idoso, Hospitais, Cuidados paliativos na terminalidade da vida.

Resumo

Este estudo teve por objetivo analisar a percepção de profissionais de enfermagem acerca da morte de idosos hospitalizados. Caracteriza-se como um estudo qualitativo, descritivo, que utiliza o referencial teórico da pesquisa convergente assistencial, realizado em uma unidade de clínica médica. Para a obtenção dos dados, utilizou-se entrevista e oficinas temáticas. Os sujeitos constituem-se de 20 profissionais da equipe de enfermagem. Os preceitos éticos foram respeitados e as informações analisadas à luz da análise temática de conteúdo. Como resultado, houve a construção de um tema abordando a morte de idosos hospitalizados na ótica da equipe de enfermagem. Os dados apontam que a morte em idosos gera sofrimento, para sua família e equipe de enfermagem, provoca sentimento de frustração, culpa, tristeza e perda. Ainda, a morte pode se constituir em alívio quando não há mais recursos terapêuticos a serem implementados, além de conforto e apoio.  Desse modo, destaca-se a importância da equipe de enfermagem possuir conhecimentos e habilidades específicas para lidar com essa população e seus familiares, em especial, diante da finitude da vida.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2013-11-13
Como Citar
Both, J. E., Leite, M. T., Hildebrandt, L. M., Spies, J., Silva, L. A. A. da, & Beuter, M. (2013). <b>O morrer e a morte de idosos hospitalizados na ótica de profissionais de enfermagem / The dying and death of elderly hospitalized in perspective of nursing professionals1</b&gt; DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v12i3.18302. Ciência, Cuidado E Saúde, 12(3), 558 - 565. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v12i3.18302
Seção
Artigos originais