Concepção e sentimentos de idosos institucionalizados sobre família

  • Leidyani Karina Rissardo UEM
  • Mara Cristina Ribeiro Furlan UEM
  • Graciella Grandizolli UEM
  • Sonia Silva Marcon UEM
  • Lígia Carreira UEM
Palavras-chave: Saúde do Idoso, Saúde do Idoso Institucionalizado, Instituição de Longa Permanência para Idosos, Relações Familiars, Enfermagem.

Resumo

Este estudo objetivou conhecer a percepção do idoso asilado sobre o significado de família e o papel desta em sua vida. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo de caráter qualitativo realizado com dez idosos residentes em uma instituição de longa permanência para idosos da cidade de Maringá - PR. Os dados foram coletados nos meses de maio e junho de 2011, por meio de entrevista semiestruturada. Para tratamento dos dados foi empregada a análise de conteúdo, modalidade temática  que permitiu identificar duas categorias: “Concepções de idosos institucionalizados sobre família” e “Sentimentos avivados pela ausência da família".  Concluiu-se que a equipe de enfermagem deve favorecer o bom relacionamento entre os idosos e a família, pois nem sempre o absenteísmo dos familiares na vida do idoso é gerado apenas por responsabilidade destes, mas muitas vezes tem como causa uma complexidade de fatos que acarretaram a ruptura dos laços afetivos. Além disso, muitos idosos não possuem família, nem vínculos fora da instituição. Dessa forma, são necessárias intervenções que favoreçam a aproximação dos próprios idosos entre si dentro da instituição asilar, para que estes possam vislumbrar naquele ambiente a oportunidade para estabelecer novos laços afetivos,e não um local de isolamento social.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2012-08-28
Como Citar
Rissardo, L. K., Furlan, M. C. R., Grandizolli, G., Marcon, S. S., & Carreira, L. (2012). Concepção e sentimentos de idosos institucionalizados sobre família. Ciência, Cuidado E Saúde, 10(4), 682-689. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v10i4.18311
Seção
Artigos originais