<b>Extensão universitária em saúde mental na Universidade Federal do Paraná: contribuições à formação do enfermeiro / University extension in mental health at the federal university of paraná: contributions to t</b> DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v12i3.18602

  • Barbara Simone da Silva Maurer Acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bolsista do Projeto de Extensão “O Cuidado à saúde de pessoas com sofrimento mental e familiares”. Membro do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Cuidado Humano em Enfermagem (NEPECHE).
  • Tatiana Brusamarello Enfermeira. Mestranda de Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PGENF/UFPR). Bolsista CAPES. Membro do NEPECHE. Membro do Projeto de Extensão.
  • Andrea Noeremberg Guimarães Enfermeira. Mestranda de Enfermagem pelo PGENF/UFPR. Bolsista REUNI. Membro do NEPECHE.
  • Vania Carvalho de Oliveira Enfermeira. Mestranda do PPGENF/UFPR. Membro do NEPECHE.
  • Marcio Roberto Paes Enfermeiro do Hospital de Clínicas/UFPR. Doutorando em Enfermagem pelo PPGENF/UFPR. Membro do NEPECHE.
  • Mariluci Alves Maftum Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente Adjunto da UFPR. Coordenadora do PPGENF-UFPR. Vice-Líder do NEPECHE.
Palavras-chave: Saúde Mental, Enfermagem, Ensino, Prática Profissional.

Resumo

O objetivo deste estudo foi descrever a contribuição da Extensão Universitária em Saúde Mental desenvolvida na Universidade Federal do Paraná para a formação do enfermeiro. Trata-se de pesquisa qualitativa do tipo exploratório-descritiva, desenvolvida em Curitiba Estado do Paraná. Fizeram parte do estudo 16 enfermeiros, os quais foram recrutados pela técnica da bola de neve. Os dados foram coletados mediante entrevista semiestruturada e categorizados pela análise temática. As categorias que emergiram dos dados foram: Cuidado em saúde mental fora do ambiente hospitalar; Interação e comunicação como estratégias de cuidado de enfermagem; Mudança no modo de perceber e compreender a pessoa com transtorno mental; Contribuição na formação profissional e pessoal do enfermeiro. Concluiu-se que, para os enfermeiros, a extensão universitária contribui para a sua formação acadêmica e na construção do saber para a prática profissional na área da saúde mental. Tal contribuição se deu no aprendizado do acolhimento, cuidado e apoio a pacientes e familiares e no reconhecimento de possibilidades para o enfermeiro atuar como partícipe da rede de apoio social na atenção à saúde mental.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2013-11-13
Como Citar
Maurer, B. S. da S., Brusamarello, T., Guimarães, A. N., Oliveira, V. C. de, Paes, M. R., & Maftum, M. A. (2013). <b>Extensão universitária em saúde mental na Universidade Federal do Paraná: contribuições à formação do enfermeiro / University extension in mental health at the federal university of paraná: contributions to t</b&gt; DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v12i3.18602. Ciência, Cuidado E Saúde, 12(3), 541 - 549. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v12i3.18602
Seção
Artigos originais