<b>A família da criança com necessidades especiais de saúde: o processo de enfrentamento e adaptação / Family child with special needs of health: the process of coping and adaptation</b> DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v12i4.18826

  • Felipe Artur Gomes de Assis Discente do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)-Campus Cuité, PB.
  • Maria Benegelania Pinto Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora Assistente I do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)-Campus Cuité, PB.
  • Nathanielly Cristina Carvalho de Brito Santos Enfermeira. Especialista em Serviços de Saúde Pública pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA). Professora Auxiliar I do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)-Campus Cuité, PB.
  • Isolda Maria Barros Torquato Enfermeira e Fisioterapeuta. Mestre em Ciências da Nutrição pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora Assistente I do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)-Campus Cuité, PB.
  • Erika Acioli Gomes Pimenta Enfermeira. Doutoranda em Saúde da Criança e Do Adolescente pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Assistente do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – Campina Grande, PB.
Palavras-chave: Criança, Cuidado da criança, Família, Enfermagem pediátrica.

Resumo

O estudo objetivou conhecer como se dá o processo de enfrentamento e de adaptação da família no cuidado à criança deficiente com necessidades especiais de saúde, a fim de contribuir para a elaboração de possíveis estratégias que facilitem o processo. Pesquisa descritiva de natureza qualitativa, realizada nas Unidades de Saúde da Família de uma cidade no interior da Paraíba. Os dados foram coletados nos meses de Março e Abril de 2012, por meio de entrevista aberta com oito mães de crianças com idade entre 1 ano e 11 meses e 10 anos de idade, com deficiências físicas auditivas e múltiplas com necessidades especiais. Para análise, seguiu-se à metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo. As mães demonstraram um difícil e solitário enfrentamento e adaptação à realidade de cuidar de uma criança com necessidades especiais de saúde por não disporem do apoio necessário. Assim, faz-se imprescindível a existência de redes de apoio ao binômio criança-família como subsídio de enfrentamento.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2013-12-05
Como Citar
Assis, F. A. G. de, Pinto, M. B., Santos, N. C. C. de B., Torquato, I. M. B., & Pimenta, E. A. G. (2013). <b>A família da criança com necessidades especiais de saúde: o processo de enfrentamento e adaptação / Family child with special needs of health: the process of coping and adaptation</b&gt; DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v12i4.18826. Ciência, Cuidado E Saúde, 12(4), 736 - 743. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v12i4.18826
Seção
Artigos originais