<b>Prevenção do câncer do colo do útero: desvelando a impessoalidade na voz de gestantes / Cervical cancer prevention: unveiling impersonality in pregnant women’s voice</b> DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v12i4.18973

  • Rita de Cássia Rocha Moreira Doutoranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (EEUFBA). Mestre em Enfermagem. Professora Assistente do Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana (DSAU/UEFS).
  • Regina Lúcia Mendonça Lopes Doutora em enfermagem - Professora Titular da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia- (EEUFBA).
Palavras-chave: Prevenção primária, Neoplasia do colo do útero, Gravidez.

Resumo

Compreender como as mulheres vivenciam a realização do papanicolaou na gestação representa uma possibilidade para se definir estratégias de intervenção mais adequadas na prevenção e controle do câncer do colo do útero. Estudo fenomenológico heidegggeriano alicerçado nas etapas metódicas da redução, construção e destruição fenomenológica, com o objetivo de compreender o sentido da prevenção do câncer do colo do útero na voz de gestantes. Os dados foram obtidos por meio da entrevista fenomenológica, realizadas no período de fevereiro a abril de 2012, num serviço público de saúde no estado da Bahia. Foram incluídas gestantes que haviam realizado o papanicolaou, cadastradas em ambulatório de pré-natal e atendidas por enfermeiras. Na análise compreensiva, desvelou-se que as gestantes vivenciam o fenômeno da prevenção do câncer do colo do útero experienciando a impessoalidade nas relações entre profissional de saúde e cliente, o que revela a fragilidade e o distanciamento do modelo biomédico para um cuidado compreensivo. A lacuna que o modo da impessoalidade deixa nas relações cotidianas entre profissionais e clientes nos serviços de saúde produz um impacto negativo na prevenção do câncer do colo do útero em gestantes.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2013-12-05
Como Citar
Moreira, R. de C. R., & Lopes, R. L. M. (2013). <b>Prevenção do câncer do colo do útero: desvelando a impessoalidade na voz de gestantes / Cervical cancer prevention: unveiling impersonality in pregnant women’s voice</b&gt; DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v12i4.18973. Ciência, Cuidado E Saúde, 12(4), 768 - 775. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v12i4.18973
Seção
Artigos originais