<b>Percepção da equipe de enfermagem sobre métodos alternativos de alimentação para recém-nascidos em alojamento conjunto / Perception of nursing team about alternative feeding methods for newborns in rooming-in care <b/>

  • Sidelisa Aguiar da Rosa Fonoaudióloga. Associação de Pais e Amigos do Excepcional de Guarapuava e Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, Guarapuava – PR, Brasil.
  • Elediele Cheffer da Rosa Fonoaudióloga. Associação de Pais e Amigos do Excepcional de Laranjeiras do Sul – PR, Brasil.
  • Patrícia Graças Mosele Fonoaudióloga. Santa Casa. Irati – PR, Brasil.
  • Sabrina Maltauro Flaresso Fonoaudióloga. Secretaria de Educação de Teixeira Soares - PR e Consórcio Intermunicipal de Saúde de Irati – PR, Brasil.
  • Nelma Ellen Zamberlan Amorim Fonoaudióloga. Doutor em Enfermagem em Saúde Pública. Hospital de Clinicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - SP, Brasil.
  • Cristina Ide Fujinaga Fonoaudióloga. Pós-Doutor em Ciências. Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná. Irati – PR, Brasil.
Palavras-chave: Recém-nascido. Métodos de alimentação. Alojamento conjunto.

Resumo

O aleitamento materno é forma ideal de se alimentar recém-nascidos. Entretanto, alguns bebês ficam impedidos de mamar no seio materno e necessitam receber alimentação por métodos alternativos. O objetivo do presente trabalho foi descrever a percepção da equipe de enfermagem acerca dos métodos alternativos de alimentação para recém-nascidos internados em alojamento conjunto. Trata-se de um estudo descritivo, de delineamento qualitativo. Realizou-se entrevista semi-estruturada com a equipe de enfermagem de um hospital do interior do Paraná. Participaram um total de 16 profissionais. As falas foram gravadas e transcritas e realizou-se análise temática. Os resultados foram agrupados em 4 núcleos temáticos: “O título Hospital Amigo da Criança como determinante para a indicação das técnicas alternativas de alimentação”; “Benefícios das técnicas alternativas copo e sonda-dedo para o aleitamento materno”; “Critérios para indicação dos métodos alternativos de alimentação”; “Materiais utilizados na alimentação alternativa”. Verificamos que, embora os profissionais descrevam os métodos alternativos de alimentação utilizados em recém-nascido, com vistas ao aleitamento materno, não há consenso sobre essa indicação. Além disso, percebemos que a obtenção do título Hospital Amigo da Criança foi determinante para a recomendação dos métodos alternativos, sendo essa prática pouco refletida.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-11-27
Como Citar
Rosa, S. A. da, Rosa, E. C. da, Mosele, P. G., Flaresso, S. M., Amorim, N. E. Z., & Fujinaga, C. I. (2014). <b>Percepção da equipe de enfermagem sobre métodos alternativos de alimentação para recém-nascidos em alojamento conjunto / Perception of nursing team about alternative feeding methods for newborns in rooming-in care <b/&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 14(1), 855 - 860. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v14i1.19058
Seção
Artigos originais