<b>Atuação do enfermeiro nos serviços de atenção domiciliar: implicações para o processo de formação</b> DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i3.19227

  • Kênia Lara Silva Doutora em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem Aplicada. Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.
  • Roseni Rosângela de Sena Doutora em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da UFMG.
  • Paloma Morais Silva Enfermeira. Mestranda em Enfermagem na UFMG.
  • Caroline Gomes de Souza Enfermeira. Mestranda em Enfermagem na UFMG.
  • Ana Carolina Silva Martins Enfermeira do Hospital Risoleta Tolentino Neves.
Palavras-chave: Assistência domiciliary, Enfermagem, Formação de Recursos Humanos.

Resumo

O objetivo deste estudo é descrever os serviços de atenção domiciliar de Belo Horizonte e analisar o papel da enfermagem nesse cenário de atuação, discutindo as implicações para a formação de enfermeiros. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa realizado em serviços de atenção domiciliar públicos e privados no município de Belo Horizonte/MG. Realizaram-se entrevistas com os coordenadores dos programas e estudos de casos de pacientes assistidos no domicílio. Os resultados indicam, frente às características do trabalho na atenção domiciliar, a inclusão na formação de temáticas que abordam a família em seu contexto de vida, a inclusão dos usuários na construção e na implementação dos projetos terapêuticos domiciliares e o uso de novos recursos e formas para o cuidado tais como o gerenciamento de casos crônicos e os cuidados paliativos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-05-29
Como Citar
Silva, K. L., Sena, R. R. de, Silva, P. M., Souza, C. G. de, & Martins, A. C. S. (2014). <b>Atuação do enfermeiro nos serviços de atenção domiciliar: implicações para o processo de formação</b&gt; DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i3.19227. Ciência, Cuidado E Saúde, 13(3), 503 - 510. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v13i3.19227
Seção
Artigos originais