<b>Gestão da qualidade em centro de diagnóstico por imagem e segurança do paciente: um ensaio reflexivo</b> DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i1.19239
Resumo
Este estudo tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre gestão da qualidade em Centro de Diagnóstico por Imagem na perspectiva do gerenciamento pela Enfermeira, com vistas à segurança do paciente. A tríade processos, pessoas e resultados - critérios de excelência - é abordada à luz de concepções desenvolvidas pela Fundação Nacional da Qualidade, referentes às características, padrões e consequências técnico-científicas e administrativas da gestão da qualidade. Potenciais danos, assim como benefícios que visam à promoção da segurança do paciente no serviço de diagnóstico por imagem são discutidos. Revisitando sua prática profissional no setor de diagnóstico por imagem e em busca de novos conhecimentos, a Enfermeira é capaz de inovar seu modelo de gestão. Para tanto, deve fundamentar-se em uma administração contemporânea, considerando novas abordagens gerenciais e programas de qualidade. Nesse sentido, aperfeiçoará seu processo de trabalho, com repercussão na cultura organizacional, e, consequentemente, na segurança do paciente, contribuindo para um serviço de diagnóstico por imagem isento de possíveis erros, que expressa qualidade da assistência à saúde.