<b>Uso de métodos contraceptivos por mulheres com anemia falciforme</b> DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i1.19459

  • Aline Silva Gomes Xavier Mestra em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Professora do Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana.Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdade em Saúde – NUDES/UEFS e Membro do Grupo de Estudos sobre Saúde da Mulher- GEM / UFBA.
  • Daniela de Medeiros Lopes Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Professora da Faculdade Pitágoras de Feira de Santana. Membro do GEM.
  • Silvia Lúcia Ferreira Pós-doutora pela Universidad Autónoma de Barcelona. Professora do Departamento de Enfermagem Comunitária. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo FFCH/NEIM/ da Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora do GEM e do NEIM- Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher.
Palavras-chave: Anemia falciforme, Anticoncepção, Direitos reprodutivos, Saúde da mulher.

Resumo

A gestação em mulheres com anemia falciforme é considerada uma condição de risco e pode trazer diversas complicações maternas e fetais, portanto é importante discutir os aspectos inerentes à contracepção destas mulheres. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa que tem como objetivo conhecer os aspectos relacionados ao uso de métodos contraceptivos por mulheres com anemia falciforme. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas com 25 mulheres e foram analisados a partir da análise de conteúdo temática. Os achados mostramque experiências com complicações na gestação e/ou parto, efeitos adversos dos métodos, bem comoo discurso médico influenciam diretamente as mulheres na escolha ou não pelo uso dos métodos contraceptivos. Por isso,é importante que os profissionais de saúde, de modo particular, as (os) enfermeiras(os) responsáveis pelo atendimento em Planejamento Reprodutivo na Atenção Básica, estejam aptos a prestar orientações e cuidados que atendam as demandas específicas destas mulheres, com vistas a empoderá-las para escolhas conscientes. 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-02-11
Como Citar
Xavier, A. S. G., Lopes, D. de M., & Ferreira, S. L. (2014). <b>Uso de métodos contraceptivos por mulheres com anemia falciforme</b&gt; DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i1.19459. Ciência, Cuidado E Saúde, 13(1), 27 - 34. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v13i1.19459
Seção
Artigos originais