<b>Alimentação de crianças que nasceram com baixo peso no primeiro ano de vida / Feeding of children born with low weight in the first year of life</b> DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v12i3.19527

  • Elaine Lutz Martins Enfermeira, Mestranda em Enfermagem no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
  • Stela Maris de Mello Padoin Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora Adjunta da UFSM e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSM.
  • Andressa Peripolli Rodrigues Enfermeira, Mestranda em Enfermagem no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista CAPES (Demanda Social)
  • Samuel Spiegelberg Zuge Enfermeiro, Mestrando em Enfermagem no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSM.
  • Cristiane Cardoso de Paula Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora Adjunta da UFSM.
  • Tatiane Correa Trojahn Enfermeira, Mestranda em Enfermagem no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSM. Enfermeira da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital Universitário de Santa Maria.
Palavras-chave: Recém-nascido de baixo peso, Nutrição do lactente, Aleitamento materno, Enfermagem neonatal, Cuidados de enfermagem.

Resumo

Objetivo: Identificar a prevalência dos tipos de alimentação, até um ano de vida, dos recém-nascidos de baixo peso egressos da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Métodos: Pesquisa quantitativa e transversal, desenvolvida em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do interior do Rio Grande do Sul, no período de agosto a outubro de 2011. A população foi composta de 66 recém-nascidos de baixo peso, tendo a coleta de dados sido feita via telefone quando a criança tinha um ano de idade. Realizou-se análise descritiva das variáveis. Resultados: Constatou-se que 77,3% dos recém-nascidos de baixo peso deram alta da unidade com prescrição de aleitamento materno misto, porém, ao chegar em casa, 45,5% receberam aleitamento artificial. Aos quatro meses o tipo de alimentação foi, em 39,4%, qualquer tipo de leite, com papinhas, mingau, sucos e frutas raspadas, e a mesma alimentação foi utilizada em 71,2% dos recém-nascidos aos seis meses de vida. No primeiro ano, 75,8% alimentavam-se com qualquer tipo de leite e refeições iguais às da família. Conclusões: Identificou-se a necessidade da realização de educação em saúde que enfatize o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida e complementado após essa idade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2013-11-13
Como Citar
Martins, E. L., Padoin, S. M. de M., Rodrigues, A. P., Zuge, S. S., de Paula, C. C., & Trojahn, T. C. (2013). <b>Alimentação de crianças que nasceram com baixo peso no primeiro ano de vida / Feeding of children born with low weight in the first year of life</b&gt; DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v12i3.19527. Ciência, Cuidado E Saúde, 12(3), 517 - 523. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v12i3.19527
Seção
Artigos originais