<b>A consulta de enfermagem ao idoso na estratégia saúde da família: desafios e possibilidades</b> DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i1.20128

  • Kelly Maciel Silva Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Enfermeira da Estratégia de Saúde da Família do Município de Florianópolis/SC.
  • Silvia Maria Azevedo dos Santos Enfermeira, Doutora em Educação. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC. Membro e Líder do GESPI/PEn/UFSC.
Palavras-chave: Enfermagem, Saúde do idoso, Programa Saúde da Família, Prática profissional.

Resumo

Este artigo objetivou compreender os motivos pelos quais os enfermeiros da Atenção Primária à Saúde de um Distrito Sanitário, do Município de Florianópolis/SC, não realizavam a consulta de enfermagem ao idoso e identificar junto aos mesmos aspectos que contribuam para a sua implementação. Trata-se de pesquisa qualitativa, convergente-assistencial, cujos dados foram coletados entre maio e junho/2012 através de entrevistas e oficinas temáticas com 20 enfermeiras. A análise envolveu processos de apreensão, síntese, teorização e transferência, fazendo emergir três eixos temáticos, sendo que neste artigo será discutido um deles – A Consulta de Enfermagem ao idoso. Os resultados apontam os desafios em lidar com as demandas de cuidados apresentadas pela crescente população idosa e traz discussão acerca da Consulta de Enfermagem ao idoso como uma possibilidade para dar respostas a essas necessidades de cuidados.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-02-11
Como Citar
Silva, K. M., & Santos, S. M. A. dos. (2014). <b>A consulta de enfermagem ao idoso na estratégia saúde da família: desafios e possibilidades</b&gt; DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i1.20128. Ciência, Cuidado E Saúde, 13(1), 49 - 57. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v13i1.20128
Seção
Artigos originais