<b>Cuidando de famílias de crianças e adolescentes dependentes de tecnologia: experiência de acadêmicas de enfermagem</b> - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v11i3.20261
				
										Palavras-chave:
				
				
																		Cuidados de Enfermagem, 													Criança, 													Adolescente, 													Tecnologia, 													Família.															
			
			
										Resumo
Com o presente estudo pretendeu-se refletir sobre a experiência de famílias que convivem com crianças e adolescentes dependentes de tecnologia a partir da experiência adquirida por acadêmicas de enfermagem durante a realização de um projeto de extensão desenvolvido no período de setembro a dezembro de 2009 em um hospital pediátrico do Sul do Brasil. Foram realizados encontros diários com a clientela utilizando-se a interação e a observação, a partir das quais as acadêmicas promoviam apoio e fortalecimento às crianças e suas famílias, instrumentalizando-as para o uso do dispositivo tecnológico e para outras circunstâncias do seu viver. As interações e observações foram registradas em um diário de campo e posteriormente lidas para se proceder a presente reflexão. Durante esta trajetória evidenciou-se que as famílias, apresentavam necessidades de apoio no tocante ao manejo dos artefatos tecnológicos, à prevenção de infecções, ao controle da dor e à organização do conviver diante das inúmeras tarefas do cotidiano. Constatamos que a atuação das acadêmicas promoveu, para as crianças e suas famílias, a aceitação, a confiança, o interesse e o reconhecimento dos sujeitos, além de ganhos nos saberes e manejo daqueles dispositivos. O apoio às famílias e às crianças e adolescentes tanto trouxe benefícios a estes quanto favoreceu o desenvolvimento pessoal e profissional das acadêmicas de enfermagem.Downloads
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						Publicado
					
					
						2013-03-27
					
				
							Como Citar
						
						Geraldi, G. S., Aruto, G. C., Honorato, T., Souza, A. I. J. de, & Anders, J. C. (2013). <b>Cuidando de famílias de crianças e adolescentes dependentes de tecnologia: experiência de acadêmicas de enfermagem</b> - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v11i3.20261. Ciência, Cuidado E Saúde, 11(3), 529-534. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v11i3.20261
						Edição
					
					
				
							Seção
						
						
							Artigos originais
						
					
   
                                                                                                                                            
                                                                                                                                                                                 















