<b>Desafios vivenciados no exercício da liderança por enfermeiros: perspectivas como técnicos de enfermagem</b> DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i3.20501

  • Simone Coelho Amestoy Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas-UFPel- Pelotas (RS), Brasil. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem-NEPEN.
  • Vânia Marli Schubert Backes Doutora em Enfermagem. Professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação em Enfermagem e Saúde (EDEN). Pesquisadora CNPq.
  • Maira Buss Thofehrn Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPel. Líder do Grupo de Pesquisa NEPEN.
  • Jussara Gue Martini Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC. Membro do EDEN.
  • Betina Hörner Schlindwein Meirelles Doutora em Enfermagem. Professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração e Gerência do Cuidado em Enfermagem e Saúde (GEPADES) e do Núcleo de Estudos e Assistência em Enfermagem e Saúde à Pessoas com Doenças Crônicas (NUCRON).
  • Letícia de Lima Trindade Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), membro do Grupo Práxis da UFSC e líder do Grupo de Pesquisa sobre Saúde e Trabalho (GESTRA/UDESC).
Palavras-chave: Enfermagem, Liderança, Supervisão de enfermagem, Educação em enfermagem, Serviços de saúde.

Resumo

Objetivou-se identificar os desafios vivenciados no exercício da liderança por enfermeiros que foram técnicos de enfermagem. Retrata uma abordagem qualitativa do tipo descritiva, na qual foi usado o estudo de caso como estratégia de investigação. Participaram do estudo nove enfermeiros que exerciam sua prática em três hospitais da cidade de Florianópolis, Santa Catarina, os quais possuíam formação em curso técnico e graduaçãoem enfermagem. Asinformações foram obtidas no período de maio a dezembro de 2010. Para coleta dos dados realizaram-se entrevistas semiestruturadas e oficinas dialógicas. Os dados foram analisados por meio da proposta operativa de Minayo. Reconstruir a identidade profissional e atender as responsabilidades que lhe são atribuídas, bem como a liderança da equipe de enfermagem consiste nos principais desafios vivenciados. Defende-se que a prática dos enfermeiros enquanto líder da equipe de enfermagem deve estar fundamentada em relações dialógicas, distanciando-os de relações de poder que promovem a opressão e insatisfação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-05-29
Como Citar
Amestoy, S. C., Backes, V. M. S., Thofehrn, M. B., Martini, J. G., Meirelles, B. H. S., & Trindade, L. de L. (2014). <b>Desafios vivenciados no exercício da liderança por enfermeiros: perspectivas como técnicos de enfermagem</b&gt; DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i3.20501. Ciência, Cuidado E Saúde, 13(3), 495 - 502. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v13i3.20501
Seção
Artigos originais