<b>O Agente Comunitário de saúde na detecção de casos de tuberculose</b> DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i3.20926

  • Erika Simone Galvão Pinto Enfermeira. Professora Doutora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN – Campus Universitário Lagoa Nova. Natal, RN.
  • Beatriz Estuque Scatolin Enfermeira. Doutoranda da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo – EERP-USP. Professora da Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata.
  • Aline Ale Beraldo Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem na EERP-USP.
  • Rúbia Laine de Paula Andrade Enfermeira. Doutora em Enfermagem.
  • Reinaldo Antônio da Silva-Sobrinho Enfermeiro. Professor Doutor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.
  • Tereza Cristina Scatena Villa Professora Titular da EERP-USP.
Palavras-chave: Avaliação de Serviços de Saúde, Atenção Primária à Saúde. Agentes Comunitários de Saúde, Tuberculose.

Resumo

Estudo descritivo de corte transversal que buscou descrever a estrutura dos serviços de atenção primária à saúde e a atenção proporcionada pelo agente comunitário de saúde para detecção da tuberculose em Natal. Foram entrevistados 108 Agentes Comunitários no período de setembro a dezembro de 2009, utilizando instrumento estruturado com escala Likert (1 a5) para criar indicadores de Estrutura e Atenção Proporcionada, classificados em: insatisfatório, regular e satisfatório. Quanto à Estrutura, os agentes comunitários avaliaram como regular o recebimento de capacitação em tuberculose. Na Atenção Proporcionada, foram considerados regulares os indicadores ensinar como coletar, armazenar e encaminhar a amostra de escarro e como insatisfatória a solicitação de baciloscopia durante as visitas domiciliares, bem como a discussão e parceria com a comunidade para identificar sintomáticos respiratórios.Conclui-se que nenhum indicador foi considerado satisfatório e que a ação do Agente Comunitário de Saúde é complexa, por envolver a sua formação, a estrutura e a organização do serviço de saúde,exigindo a supervisão do enfermeiro desde as visitas domiciliares até as atividades comunitárias. 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-05-29
Como Citar
Pinto, E. S. G., Scatolin, B. E., Beraldo, A. A., Andrade, R. L. de P., Silva-Sobrinho, R. A. da, & Villa, T. C. S. (2014). <b>O Agente Comunitário de saúde na detecção de casos de tuberculose</b&gt; DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i3.20926. Ciência, Cuidado E Saúde, 13(3), 519 - 526. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v13i3.20926
Seção
Artigos originais