<b>Educação em saúde junto às pessoas com HIV/Aids: proposta de intervenção interdisciplinar</b> DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i3.21120

  • Renata Karina Reis Enfermeira. Professora Doutora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo – EERP-USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil.
  • Elizabete Santos Melo Enfermeira. Mestranda em Enfermagem Fundamental na Escola Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo – EERP-USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil.
  • Marli Teresinha Gimenez Galvão Enfermeira. Professora Doutora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil.
  • Elucir Gir Enfermeira. Professora Titular da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo – EERP-USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil.
Palavras-chave: Educação em saúde, Infecções por HIV, Promoção da saúde.

Resumo

Trata-se de um estudo descritivo que teve como objetivo elaborar e implementar uma proposta de intervenção para educação em saúde, de maneira interdisciplinar, por meio de atividades de grupo junto às pessoas vivendo com o vírus da imunodeficiência humana (HIV)/aids atendidas no serviço de referência, na cidade de Maceió-AL. Adotou-se como referencial metodológico a pesquisa-ação. Foram realizadas 84 oficinas de educação em saúde com 126 pessoas no período de abril de 2009 a dezembro de 2010 durante as quais foi adotada a metodologia de rodas de conversa, e diversas estratégias educativas com o enfoque na promoção da saúde e qualidade de vida. Os temas abordados valorizaram, além dos aspectos biológicos, as questões emocionais da vida social e afetiva das pessoas com a infecção pelo HIV/aids. Tal proposta é uma estratégia viável e qualifica o cuidado em saúde junto às pessoas que vivem com o HIV/aids. 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-05-29
Como Citar
Reis, R. K., Melo, E. S., Galvão, M. T. G., & Gir, E. (2014). <b>Educação em saúde junto às pessoas com HIV/Aids: proposta de intervenção interdisciplinar</b&gt; DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i3.21120. Ciência, Cuidado E Saúde, 13(3), 402 - 410. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v13i3.21120
Seção
Artigos originais