<b>Maternidade na adolescência e apoio familiar: implicações no cuidado materno à criança e autocuidado no puerpério / Motherhood in adolescent and family support: implications in breast care and self-care in po</b> DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v12i4.21195

  • Ana Paula Rodrigues Vieira Enfermeira, Graduada pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). São Paulo, Brasil.
  • Lígia Gonzaga Ramos Laudade Enfermeira Obstetra, mestranda em Enfermagem pelo Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). São Paulo, Brasil.
  • Juliana dos Santos Monteiro Doutora em Enfermagem. Professor Associado do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). São Paulo, Brasil.
  • Ana Márcia Spanó Nakano Doutora em Enfermagem. Professor Associado do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). São Paulo, Brasil.
Palavras-chave: Gravidez na adolescência, Apoio Social, Cuidado da Criança, Autocuidado.

Resumo

Para além da complexidade que envolve a gravidez na adolescência, o momento após o parto tem se constituído como crítico, quando as adolescentes se deparam com o exercício do papel materno. Os objetivos do estudo são identificar e analisar os sentidos do cuidado com a criança e do autocuidado no puerpério entre mães adolescentes, usuárias da rede básica de saúde, e os recursos disponíveis, em seu meio social, para a promoção e apoio ao cuidado materno e ao autocuidado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com 13 adolescentes, no período de abril a julho de 2011. Para a coleta de dados, optou-se pela entrevista semiestruturada, e, posteriormente, foi realizada a análise de conteúdo modalidade temática.  Foi traçado o perfil sociodemográfico e obstétrico das adolescentes. Na análise dos sentidos do cuidado materno e do autocuidado, emergiram das três categorias temáticas centrais: o cuidado materno, a ajuda/apoio e o autocuidado. Acredita-se que a participação da família, como apoio social para a mãe adolescente, possibilita condições de a adolescente se construir enquanto mãe, criando autonomia frente ao cuidado materno e ao autocuidado. Observou-se a necessidade de maior atuação do profissional de saúde que deve participar da construção do ser mãe adolescente, atuando no apoio aos familiares e às adolescentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2013-12-05
Como Citar
Vieira, A. P. R., Laudade, L. G. R., Monteiro, J. dos S., & Nakano, A. M. S. (2013). <b>Maternidade na adolescência e apoio familiar: implicações no cuidado materno à criança e autocuidado no puerpério / Motherhood in adolescent and family support: implications in breast care and self-care in po</b&gt; DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v12i4.21195. Ciência, Cuidado E Saúde, 12(4), 679 - 687. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v12i4.21195
Seção
Artigos originais