<b>Itinerário de famílias em busca de atenção no adoecer das crianças</b> DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i1.21474

  • Rosane Meire Munhak da Silva Enfermeira. Mestre em Biociências e Saúde. Professor Assistente do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Foz do Iguaçu.
  • Cláudia Silveira Viera Enfermeira. Doutora em Enfermagem em Saúde Pública. Professor Adjunto do Curso de Enfermagem e do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Biociências e Saúde. Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR, Brasil.
  • Beatriz Gonçalves de Oliveira Enfermeira. Doutora em Ciências - USP. Professor Adjunto do Curso de Enfermagem. Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR, Brasil.
  • Eliane Tatsch Neves Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto do Curso de Enfermagem e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.
  • Lilian Lessa Cardoso Enfermeira. Especialista. Professor Auxiliar do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, PR, Brasil.
Palavras-chave: Acesso aos Serviços de Saúde, Comportamento de Procura de Cuidados de Saúde, Cuidado da Criança, Atenção Primária à Saúde, Enfermagem Pediátrica.

Resumo

Com o objetivo de conhecer o itinerário percorrido pelas famílias em busca de atenção à saúde da criança menor de um ano, realizou-se uma pesquisa qualitativa, baseada no referencial metodológico da hermenêutica-dialética. Foram entrevistadas 16 famílias utilizando a dinâmica de mapa falante para representação dos caminhos percorridos por essas. O estudo foi realizado no domicílio das crianças atendidas em unidades de pronto atendimento de um município do sul do Brasil, em 2010, sendo respeitados os preceitos éticos referentes ao envolvimento de seres humanos. Emergiram as categorias temáticas: Busca por atenção à saúde da criança acontece em serviços de urgência e emergência; Barreiras funcionais impedindo a busca de atenção à criança em serviços de atenção primária; Ausência de densidade tecnológica direciona a família a serviços de urgência e emergência. Os serviços de urgência e emergência do município em estudo constituem-se na porta de entrada ao sistema de saúde devido à deficiência no acesso aos serviços de atenção primária e pela não resolutividade dos problemas de saúde da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-02-11
Como Citar
Silva, R. M. M. da, Viera, C. S., Oliveira, B. G. de, Neves, E. T., & Cardoso, L. L. (2014). <b>Itinerário de famílias em busca de atenção no adoecer das crianças</b&gt; DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i1.21474. Ciência, Cuidado E Saúde, 13(1), 12 - 19. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v13i1.21474
Seção
Artigos originais