<b>Concepções das práticas educativas dos enfermeiros da Estratégia Saúde da Família / Family Health Strategy nurses’ conceptions of educational practices

  • Karen Sayuri Mekaro Enfermeira. Universidade Federal de São Carlos – UFSCar - São Carlos (SP), Brasil.
  • Márcia Niituma Ogata Doutora em Enfermagem. Professora Associada do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar - São Carlos (SP), Brasil.
  • Yaisa França Mestre em Enfermagem. Universidade Federal de São Carlos – UFSCar - São Carlos (SP), Brasil.

Resumen

Este trabalho tem como objetivo analisar as concepções de educação, que permeiam as práticas dos enfermeiros e seu papel de facilitador na educação permanente. Trata-se de um estudo qualitativo e analítico, com enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família de São Carlos/SP. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e submetidos à técnica de análise de conteúdo temático-categorial.Constituíram-se três categorias de análise. Na primeira, identificam-se, nas práticas educativas relatadas, a educação bancária e aproximações com conceitos e práticas de educação permanente. Na segunda, ferramentas utilizadas pelos profissionais, como rodas de conversa e reuniões de equipe, refletiram a concepção de educação permanente. Na última, os entrevistados referiram como importante seu papel de educador e esta se apresentou mais como facilitador do processo do que como fonte de informações. Alguns preceitos da educação permanente mostram-se incorporados, considerando-a como espaço para organização do trabalho, mas persiste o desafio da desconstrução da prática educacional verticalizada. Aponta-se a necessidade de investimentos na mudança dos processos formadores de ensino e serviço de modo a proporcionar o cuidado integral. 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
2014-11-27
Cómo citar
Mekaro, K. S., Ogata, M. N., & França, Y. (2014). <b&gt;Concepções das práticas educativas dos enfermeiros da Estratégia Saúde da Família / Family Health Strategy nurses’ conceptions of educational practices. Ciência, Cuidado E Saúde, 13(4), 749 - 755. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v13i4.21942
Sección
Articulo originale