<b>Percepção da equipe de enfermagem acerca da acessibilidade física e de comunicação de pessoas com deficiência visual/ Perception of nursing staff about physical accessibility and communication of people with visual impairment<b>

  • Kaisy Pereira Martins Universidade Federal da Paraíba
  • Kátia Nêyla Freitas Macêdo Costa Universidade Federal da Paraíba
  • Laura Cristhiane Mendonça Rezende Universidade Federal da Paraíba
  • Thayris Mariano Gomes Universidade Federal da Paraíba
  • Thayana Rose Araújo Dantas Universidade Federal da Paraíba
  • Sérgio Ribeiro Santos Universidade Federal da Paraíba
Palavras-chave: Pessoas com deficiência visual, Equipe de Enfermagem, Comunicação em saúde, Acesso aos serviços de saúde.

Resumo

Trata-se de um estudo descritivo, cujo objetivo foi de compreender a percepção da equipe de enfermagem acerca da acessibilidade física e de comunicação de pessoas com deficiência visual. Foram realizadas entrevistas gravadas, com dezoito enfermeiros e dezesseis técnicos de Enfermagem de um hospital universitário localizado no município de João Pessoa (PB) em janeiro de 2012. Os dados foram analisados qualitativamente, mediante a técnica de análise de conteúdo. Observou-se que a equipe de enfermagem tem dificuldades para se comunicar com pessoas com deficiência visual. No entanto, identificaram-se algumas estratégias utilizadas para facilitar a comunicação com esses pacientes, como linguagem não verbal, através do tato, e envolvimento do familiar. Esses profissionais também sugerem capacitação e qualificação para lidar com essas pessoas, assim como a implantação da linguagem em braille. Outro ponto relevante foi a falta de acessibilidade física para essa população no ambiente hospitalar. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para que as organizações educacionais incluam conteúdos referentes à assistência de pessoas com deficiência em seus currículos e que os serviços de saúde estimulem seus profissionais a participarem de capacitações e adéquem a estrutura física para que as necessidades dessa clientela sejam atendidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kaisy Pereira Martins, Universidade Federal da Paraíba
Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Saúde do Adulto e Idoso da Universidade Federal da Paraíba.
Kátia Nêyla Freitas Macêdo Costa, Universidade Federal da Paraíba
Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Saúde do Adulto e Idoso da Universidade Federal da Paraíba.
Laura Cristhiane Mendonça Rezende, Universidade Federal da Paraíba
Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente do curso de Enfermagem da Universidade Maurício de Nassau.
Thayris Mariano Gomes, Universidade Federal da Paraíba
Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba.
Thayana Rose Araújo Dantas, Universidade Federal da Paraíba
Enfermeira. Residente em Enfermagem de Paciente Crítico no Hospital Universitário Lauro Wanderley.
Sérgio Ribeiro Santos, Universidade Federal da Paraíba
Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba.
Publicado
2015-06-11
Como Citar
Martins, K. P., Costa, K. N. F. M., Rezende, L. C. M., Gomes, T. M., Dantas, T. R. A., & Santos, S. R. (2015). <b>Percepção da equipe de enfermagem acerca da acessibilidade física e de comunicação de pessoas com deficiência visual/ Perception of nursing staff about physical accessibility and communication of people with visual impairment<b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 14(2), 1019 - 1026. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v14i2.22045
Seção
Artigos originais