<b>Processo de trabalho dos enfermeiros na produção de saúde em um Hospital Universitário de Múrcia/Espanha / Work processes of nurses in health production in a University Hospital in Murcia / Spain<b>

  • Maira Buss Thofehrn Enfermeira. Doutora em Filosofia da Enfermagem. Professora da Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Coordenadora do Núcleo de Estudos em Práticas de Saúde e Enfermagem (NEPEN). Pelotas – RS, Brasil.
  • Maria José Lopez Montesinos Professora Titular do Departamento de Enfermagem da Universidade de Múrcia, Espanha.
  • Michelle Barboza Jacondino Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem na UFPel. Pelotas – RS, Brasil.
  • Helen Nicoletti Fernandes Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem na UFPel. Pelotas – RS, Brasil.
  • Cláudia Medeiros Centeno Gallo Enfermeira. Mestre em Enfermagem, Técnica Administrativa da Faculdade de Enfermagem da UFPel. Pelotas – RS, Brasil.
  • Aline Belletti Figueira Enfermeira. Mestranda em Enfermagem na Universidade Federal do Rio Grande FURG. Rio Grande – RS, Brasil.
Palavras-chave: Trabalho, Hospitais universitários, Enfermagem.

Resumo

Objetivou-se conhecer o processo de trabalho dos enfermeiros de um hospital universitário de Murcia/Espanha sob o olhar da composição deste trabalho no processo de produçãoem saúde. Osdados foram coletados no período de novembro de 2011 a janeiro de 2012 por meio de grupo focal e participaram da pesquisa 14 enfermeiros. A partir da análise temática dos dados evidenciaram-se dois temas: percepção dos enfermeiros acerca do seu fazer no processo de trabalho em saúde e aspectos importantes no trabalho da enfermagem. Os resultados apontam que os enfermeiros se percebem como gerenciadores do trabalho em saúde, tanto de recursos humanos ao articular as relações entre os profissionais e profissionais-pacientes e no gerenciamento de conflitos da equipe, quanto na organização dos materiais, na solicitação de instrumentos de trabalho para as demais categorias de trabalho em saúde. Os aspectos destacados como importantes e influenciadores no trabalho da enfermagem foram: relacionamento saudável entre profissional, paciente e família, satisfação no trabalho relacionado a gostar do que se faz, reconhecimento da equipe e dos pacientes pelo trabalho desenvolvido e laços de confiança na execução da tarefa profissional. 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2015-02-19
Como Citar
Thofehrn, M. B., Montesinos, M. J. L., Jacondino, M. B., Fernandes, H. N., Gallo, C. M. C., & Figueira, A. B. (2015). <b>Processo de trabalho dos enfermeiros na produção de saúde em um Hospital Universitário de Múrcia/Espanha / Work processes of nurses in health production in a University Hospital in Murcia / Spain<b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 14(1), 924 - 932. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v14i1.22094
Seção
Artigos originais