<b>Significado do cuidado à criança deficiente com necessidades especiais: relato de mães</b> DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i3.22189

  • Maria Benegelania Pinto Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)-Campus Cuité, PB.
  • Felipe Artur Gomes de Assis Enfermeiro.
  • Nathanielly Cristina Carvalho de B. Santos Enfermeira. Especialista em Serviços de Saúde Pública. Docente do Curso de Enfermagem da UFCG-Campus Cuité, PB.
  • Isolda Maria Barros Torquato Enfermeira e Fisioterapeuta. Mestre em Ciências da Nutrição. Docente do Curso de Bacharelado em Enfermagem da UFCG-Campus Cuité, PB.
  • Neusa Collet Enfermeira. Doutora em Enfermagem, Docente do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa – PB.
Palavras-chave: Saúde da criança, Cuidados de enfermagem, Família, Enfermagem pediátrica.

Resumo

Objetivou-se compreender o significado do cuidado dispensado por mães à criança deficiente com necessidades especiais. Pesquisa qualitativa, exploratória descritiva realizada de março a abril de 2012, com oito mães cadastradas nas Unidades de Saúde da Família de um município da Paraíba, as quais atenderam aos critérios de inclusão: mães de crianças deficientes com necessidades especiais com idades compreendidas entre seis meses e 10 anos. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada e analisados pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Para as mães, o significado do cuidado às crianças com necessidades especiais revelou-se singular, envolvendo atenção específica, repleto de valores socioculturais como a renúncia e dedicação, e determinado pela construção histórico-cultural do papel da mulher na família e sociedade. A falta de apoio social no cotidiano deste cuidar afeta negativamente a dinâmica familiar e social das mães. Para o enfrentamento dessa realidade é imprescindível o suporte de redes sociais de apoio ao binômio criança-família. 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-05-29
Como Citar
Pinto, M. B., Assis, F. A. G. de, Santos, N. C. C. de B., Torquato, I. M. B., & Collet, N. (2014). <b>Significado do cuidado à criança deficiente com necessidades especiais: relato de mães</b&gt; DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i3.22189. Ciência, Cuidado E Saúde, 13(3), 549 - 555. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v13i3.22189
Seção
Artigos originais