<b>Assistência de enfermagem a familiares de recém-nascidos em unidade de terapia intensiva neonatal: revisão integrativa / Nursing care to families of newborns in neonatal intensive care unit: an integrative</b> DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v12i4.22550

  • Cristiane Coimbra Silva Enfermeira graduada pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN/UFG). Bambuí-MG, Brasil.
  • Leidiene Ferreira Santos Enfermeira. Doutoranda em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Goiás. Goiânia-GO, Brasil.
  • Myrian Karla Ayres Veronez Peixoto Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (PPGENF/UFG). Goiânia-GO, Brasil.
  • Nara Elizia Souza de Oliveira Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo PPGENF/UFG. Goiânia-GO, Brasil.
  • Gabriella Ribeiro de Paula Enfermeira. Doutoranda em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Goiás. Goiânia-GO, Brasil.
  • Lizete Malagoni de Almeida Cavalcante Oliveira Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde. Professor Associado da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás.
Palavras-chave: Cuidados de enfermagem, Unidade de terapia intensiva neonatal, Recém-nascido, Pais.

Resumo

A hospitalização de um bebê em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) gera medo e insegurança nos pais e familiares, requerendo, por parte dos profissionais de saúde, estratégias para minimizar a angústia desse momento. Esse estudo objetivou identificar as estratégias de intervenção usadas por enfermeiros para oferecer assistência de enfermagem aos pais de recém-nascidos internados em UTIN. Realizou-se uma revisão integrativa em duas bases eletrônicas (PubMed e LILACS), incluindo publicações de 1999 a 2010, nos idiomas espanhol, inglês e português, utilizando os seguintes descritores: cuidados de enfermagem, unidades de terapia intensiva neonatal, recém-nascido e pais. Nove artigos foram analisados, sendo que seis deles tratavam de intervenções grupais. Mesmo incipiente, a produção científica no período aponta a utilização do grupo como uma estratégia de intervenção bastante útil aos enfermeiros para oferecer suporte emocional e informações aos pais e familiares que enfrentam a situação de ter um bebê internado em UTIN.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Silva, C. C., Santos, L. F., Peixoto, M. K. A. V., Oliveira, N. E. S. de, Paula, G. R. de, & Oliveira, L. M. de A. C. (1). <b>Assistência de enfermagem a familiares de recém-nascidos em unidade de terapia intensiva neonatal: revisão integrativa / Nursing care to families of newborns in neonatal intensive care unit: an integrative</b&gt; DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v12i4.22550. Ciência, Cuidado E Saúde, 12(4), 804 - 812. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v12i4.22550
Seção
Artigos de revisão