<b>Uma casa sem teto: influência da família na vida das pessoas em situação de rua / House without a roof: the family influence in the life of street people</b> DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v12i4.22554

  • Joisy Aparecida Marchi Mestrando em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá-PR, Brasil.
  • Lígia Carreira Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da UEM, Maringá-PR Brasil.
  • Maria Aparecida Salci Enfermeira, Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), bolsista CNPq. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da UEM, Maringá-PR Brasil.
Palavras-chave: População em risco, Relações familiares, Enfermagem.

Resumo

Objetivou-se com este estudo identificar os principais motivos apontados pela população em situação de rua que a levaram a essa condição e analisar a influência da família diante desse cenário. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório de natureza qualitativa. Os dados foram coletados no período de agosto de 2010 a junho de 2011, nas dependências de um albergue, junto a 19 pessoas que se encontravam em situação de rua no município de Maringá - PR. Identificou-se que a família tem forte influência na condição de situação de rua, pela ausência de laços familiares, pelo rompimento desses laços por desavenças, brigas, dependência química, separação conjugal, perda dos membros familiares pelo evento de morte, falta de condições financeiras para acolhimento ou outros motivos. Identificou-se também, na maioria dos casos, um grande desejo de reconstruir ou formar uma nova família. Conclui-se que este é um fenômeno complexo e multifatorial, que exige intervenções intersetoriais, e que a Enfermagem deve atentar para as necessidades afetadas dessa população, que padece nas ruas das cidades.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Marchi, J. A., Carreira, L., & Salci, M. A. (1). <b>Uma casa sem teto: influência da família na vida das pessoas em situação de rua / House without a roof: the family influence in the life of street people</b&gt; DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v12i4.22554. Ciência, Cuidado E Saúde, 12(4), 640 - 647. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v12i4.22554
Seção
Artigos originais