<b>Estratégia saúde da família: a percepção do agente comunitário de saúde quanto a sua atuação<b>

  • Leticia Martins Machado
  • Karen Mello de Mattos
  • Juliana Silveira Colomé
  • Natiellen Quatrin Freitas
  • Thais Picolin Sangoi
Palavras-chave: Agentes Comunitários de Saúde, Atenção Primária à Saúde, Sistema Único de Saúde, Enfermagem.

Resumo

O estudo objetivou conhecer a percepção dos Agentes Comunitários de Saúde quanto as suas atribuições no contexto da Estratégia Saúde da Família. Trata-se de uma pesquisa-ação. A coleta dos dados ocorreu de fevereiro a dezembro de 2010. O cenário foi uma Unidade Básica de Saúde de um município do Rio Grande do Sul, onde atua uma equipe de estratégia saúde da família, e os participantes foram seis Agentes Comunitários de Saúde. A produção dos dados aconteceu em três momentos, sendo dois contemplados pela aplicação de questionários dos quais emergiram os dados desde estudo. Utilizou-se a Análise de Conteúdo Temática. Na primeira aplicação do questionário, emergiram que as atribuições desses trabalhadores são: realizar visitas domiciliares; transmitir informações e orientações sobre saúde-doença aos usuários; e servir de elo entre a equipe de saúde e comunidade. Na segunda aplicação do questionário, estas atribuições foram ratificadas, sendo acrescentadas: o mapeamento e reconhecimento da área adscrita; cadastramento das famílias e dos indivíduos da sua área; e escuta ativa à comunidade. Destaca-se a relevância do trabalho do Agente Comunitário de Saúde, pois configura-se como trabalhador essencial para a equipe de saúde de referência e contribui para a melhoria das condições de saúde da população. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leticia Martins Machado

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, Santiago, Rio Grande do Sul.

Karen Mello de Mattos
Nutricionista. Doutoranda em Gerontologia Biomédica pela PUCRS. Docente do Curso de Nutrição do Centro Universitário Franciscano – UNIFRA, Santa Maria, Rio Grande do Sul.
Juliana Silveira Colomé

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Franciscano – UNIFRA, Santa Maria, Rio Grande do Sul. 

Natiellen Quatrin Freitas
Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Enfermeira do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM).
Thais Picolin Sangoi

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. 

Publicado
2015-06-12
Como Citar
Machado, L. M., Mattos, K. M. de, Colomé, J. S., Freitas, N. Q., & Sangoi, T. P. (2015). <b>Estratégia saúde da família: a percepção do agente comunitário de saúde quanto a sua atuação<b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 14(2), 1098 - 1105. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v14i2.22612
Seção
Artigos originais