<b>Análise da qualidade do time de resposta rápida em hospital universitário: opiniões de enfermeiros / Quality analysis of the rapid response team in a university hospital: nurses’ opinions
Resumo
O objetivo deste estudo é analisar a qualidade do atendimento de um time de resposta rápida do Hospital Universitário de Londrina (PR) quanto às dimensões estrutura, processo e resultado segundo a opinião dos enfermeiros que vivenciam esse trabalho. Trata-se de uma pesquisa quantitativa do tipo exploratório-descritivo. Os dados foram obtidos em abril e maio de 2012, por meio de um questionário respondido por 22 enfermeiros de unidades de internação médico-cirúrgica. A análise dos dados ocorreu com os índices percentuais de positividade em relação às dimensões em estudo, sendo padronizado para esta pesquisa o índice ≥ 70%. Os índices de positividade obtidos nas dimensões foram de 45,96% (estrutura), 56,54% (processo) e 74,99% (resultado). Conclui-se que na média geral da pontuação das dimensões nenhuma atingiu o índice preconizado. Foram constatados os pontos vulneráveis que merecem ser mensurados com as dimensões avaliadas e aqueles que reforçam o atributo da gestão da qualidade na instituição segundo as opiniões dos enfermeiros.