<b> Educação em saúde: uma estratégia de intervenção frente ao câncer de mama / Health education: a strategy for action against breast cancer

  • Magaly Bushatsky Enfermeira. Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco (FENSG-UPE). Recife – PE, Brasil
  • Luciana da Rocha Cabral Acadêmica de Enfermagem. Universidade de Pernambuco
  • Juliana da Rocha Cabral Universidade Federal de Pernambuco
  • Mariana Boulitreau Siqueira Campos Barros Enfermeira. Mestre em Saúde Coletiva. Professora Assistente da Universidade Federal de Pernambuco
  • Betânia da Mata Ribeiro Gomes Enfermeira. Doutora em Ciências. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco
  • Antônio Simão dos Santos Figueira Filho Médico. Doutor em Cirurgia Clínica e Experimental. Professor Regente da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde, educação em Saúde, neoplasias de mama

Resumo

 

O objetivo foi avaliar a efetividade da intervenção educativa sobre câncer de mama com usuárias da Estratégia de Saúde da Família (ESF), mediante comparações do pré e pós-teste. Estudo quase-experimental, desenvolvido com 84 mulheres a partir dos 18 anos. A coleta ocorreu em Unidades de Saúde da Família do município de Sirinhaém – Pernambuco, no período de maio a setembro de 2013, através de três etapas: aplicação do pré-teste, realização da atividade de educação em saúde acerca da temática e aplicação do pós-teste. A intervenção foi significativa, sendo observada a compreensão das mulheres no tocante ao câncer de mama ser uma doença curável e com meios de prevenção, assim como na associação da idade acima dos 50 anos, como fator de risco para a neoplasia, em ambas as variáveis obteve-se um valor de p < 0,001, mediante comparação do pré e pós-teste. Dessa forma, a estratégia empregada serviu de alicerce para a aquisição do conhecimento pelas participantes.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana da Rocha Cabral, Universidade Federal de Pernambuco
Enfermeira. Supervisora de Campo em Pesquisa da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco (FADE/UFPE). Recife – PE, Brasil.
Betânia da Mata Ribeiro Gomes, Enfermeira. Doutora em Ciências. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco

 

 

Publicado
2015-02-07
Como Citar
Bushatsky, M., Cabral, L. da R., Cabral, J. da R., Barros, M. B. S. C., Gomes, B. da M. R., & Filho, A. S. dos S. F. (2015). <b&gt; Educação em saúde: uma estratégia de intervenção frente ao câncer de mama / Health education: a strategy for action against breast cancer. Ciência, Cuidado E Saúde, 14(1), 870 - 878. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v14i1.23259
Seção
Artigos originais