<b>A relevância do cuidado de si para profissionais de enfermagem / The importance of self-care for nursing professionals</b>

  • Eliane Silva Ferreira Enfermeira.
  • Mariana Barci de Souza Enfermeira. Residente de Enfermagem no Programa de Terapia Intrensiva da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ENF/UERJ).
  • Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGEnf/UERJ). Procientista.
  • Kelly Fernanda Assis Tavares Enfermeira. Mestranda em Enfermagem do PPGEnf/UERJ. Especialista em Terapia Intensiva e Enfermeira do Trabalho. Bolsista CAPES.
  • Ariane da Silva Pires Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Especialista em Enfermagem do Trabalho. Professora Substituta do Departamento Médico Cirúrgico na Área Cirúrgica (ENF/UERJ).
Palavras-chave: Saúde do trabalhador, Enfermagem, Terapia intensiva.

Resumo

Pesquisa qualitativa e descritiva, cujo objeto é o cuidado de si e as repercussões para a saúde dos trabalhadores de enfermagem que atuam no contexto intensivista. Objetivos: identificar a percepção dos trabalhadores de enfermagem sobre o cuidado de si; descrever as ações que os trabalhadores realizam para cuidarem de si; e discutir as repercussões do cuidado de si para a saúde destes trabalhadores. Participaram do estudo dez trabalhadores de enfermagem de terapia intensiva de um hospital universitário. O instrumento de coleta foi a entrevista semiestruturada e para tratamento dos dados utilizou-se a técnica de análise temática de conteúdo. A partir da análise, emergiram três categorias relacionadas: ao significado do cuidado de si; às atitudes, comportamentos e propostas sobre a temática e; às influências do cuidado de si para o trabalho e a saúde do trabalhador. Verificou-se que o cuidado de si é relevante para a saúde destes profissionais e para o processo de trabalho, pois as ações desenvolvidas para a manutenção desse cuidado melhoram a qualidade de vida pessoal e profissional. Além disso, evidenciou-se que o cuidado de si é promotor da saúde física e mental dos trabalhadores de enfermagem. 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2015-02-07
Como Citar
Ferreira, E. S., Souza, M. B. de, Souza, N. V. D. de O., Tavares, K. F. A., & Pires, A. da S. (2015). <b>A relevância do cuidado de si para profissionais de enfermagem / The importance of self-care for nursing professionals</b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 14(1), 978 - 992. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v14i1.23360
Seção
Artigos originais