<b>Índice de ansiedade em universitários ingressantes e concluintes de uma instituição de ensino superior/Anxiety scores in university entering and graduating students from a higher education institution<b>

  • Eliane Alicrim de Carvalho
  • Sônia Maria Marques Gomes Bertolini
  • Rute Grossi Milani
  • Mayra Costa Martins

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar os níveis de ansiedade em universitários ingressantes e concluintes de uma Instituição de Ensino Superior do Noroeste do Paraná. Trata-se de um estudo transversal com 1.112 graduandos, com média de idade de 21,8±3,3 anos, de ambos os sexos, dos cursos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Centro de Ciências Exatas, Agrárias e Tecnológicas. Foram utilizados os instrumentos padronizados: IDATE (Inventário de Ansiedade Traço-Estado) e o BAI (Beck Ansiety Inventory). Os dados foram coletados no período de agosto a novembro de 2012. Para análise estatística foram utilizados os testes t de Student, análise de variância e teste Z. O nível de significância estatística utilizado foi de 5%. Maiores escores de ansiedade foram encontrados em alunos concluintes, alunos do sexo feminino e matriculados no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (p<0,05). Os resultados indicam que os universitários concluintes apresentam níveis mais altos de ansiedade quando comparados aos ingressantes. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Alicrim de Carvalho
Psicóloga. Mestre, Faculdade Ingá.
Sônia Maria Marques Gomes Bertolini

Fisioterapeuta. Doutora, Cento Universitário de Maringá - UniCesumar e Universidade Estadual de Maringá - UEM.

Rute Grossi Milani
Psicóloga. Doutora, Centro Universitário de Maringá -  UniCesumar.
Mayra Costa Martins
Psicóloga. Doutora, Centro Universitário de Maringá - UniCesumar.
Publicado
2015-10-11
Como Citar
Carvalho, E. A. de, Bertolini, S. M. M. G., Milani, R. G., & Martins, M. C. (2015). <b>Índice de ansiedade em universitários ingressantes e concluintes de uma instituição de ensino superior/Anxiety scores in university entering and graduating students from a higher education institution<b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 14(3), 1290 - 1298. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v14i3.23594
Seção
Artigos originais