<b>Sentimentos dos trabalhadores de enfermagem cuidados em uma sala de bem-estar / Nursing care workers - feelings in a wellness room<b>

  • Danilo Servilha Rizzi
  • Renata Perfeito Ribeiro
  • Julia Trevisan Martins
  • João Paulo Belini Jacques
  • Denise Rodrigues Costa Schmidt
  • Patricia Helena Vivian Ribeiro
Palavras-chave: Saúde do Trabalhador. Emoções. Esgotamento profissional.

Resumo

Este estudo teve como objetivo desvelar os sentimentos vivenciados por trabalhadores de enfermagem de um Centro Cirúrgico após a experiência de terem recebido cuidados em uma sala de “bem-estar” no ambiente laboral. A metodologia empregada foi de abordagem qualitativa, com o delineamento descritivo e exploratório. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas individuais com esses trabalhadores, as quais aconteceram no próprio ambiente de trabalho, utilizando-se de questão norteadora. As entrevistas foram audiogravadas e realizadas entre os meses de maio e agosto de 2010; após, foram analisadas por meio da técnica de Análise Temática de Conteúdo, utilizando-se como pressuposto teórico o Interacionismo Simbólico. Foram desveladas as seguintes categorias temáticas: ambiente que propicia a diminuição do estresse; ambiente próprio para o cuidado; ambiente que facilita a relação interpessoal; ambiente que propicia o reconhecimento; ambiente que recarrega as forças para prestar a assistência, ambiente de inclusão e ambiente que propicia a saúde física. Conclui-se que a “sala de bem-estar” é uma alternativa real e concreta para a promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos desses trabalhadores dentro do próprio ambiente laborativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Servilha Rizzi
Enfermeiro. Especialista Enfermagem Perioperatória, Ordem dos Ministros dos Enfermos. Cotia, SP, Brasil.
Renata Perfeito Ribeiro
Docente. Pós Doutora, Departamento de Enfermagem e Programa de Mestrado em Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Londrina, PR, Brasil.
Julia Trevisan Martins
Docente. Doutora, Departamento de Enfermagem e Programa de Mestrado em Enfermagem da UEL. Londrina, PR, Brasil.
João Paulo Belini Jacques
Enfermeiro. Especialista Enfermagem Perioperatória, Central de Materiais e Esterilização Hospital do Câncer de Londrina. Londrina , PR, Brasil.
Denise Rodrigues Costa Schmidt
Enfermeira. Doutora, Centro Cirúrgico do Hospital Universitário de Londrina. Londrina, PR, Brasil.
Patricia Helena Vivian Ribeiro
Enfermeira. Doutora, Comissão de Controle Odontológica da UEL. Londrina, PR, Brasil.
Publicado
2018-04-20
Como Citar
Rizzi, D. S., Ribeiro, R. P., Martins, J. T., Jacques, J. P. B., Schmidt, D. R. C., & Ribeiro, P. H. V. (2018). <b>Sentimentos dos trabalhadores de enfermagem cuidados em uma sala de bem-estar / Nursing care workers - feelings in a wellness room<b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 17(1). https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v17i1.24246
Seção
Artigos originais