<b> O uso de tecido flanelado sobre incubadoras: repercussão nos níveis de ruído/The use of incubator covers: repercussion on noise levels<b>
Resumo
Avaliar a efetividade do uso de um tecido flanelado sobre a cúpula das incubadoras na diminuição do nível de pressão sonora (NPS) decorrente da presença do pulso oxímetro e da bomba de infusão em funcionamento e seus alarmes soando. Estudo quase-experimental em que foram mensurados os níveis de pressão sonora de 20 incubadoras, divididas em três grupos conforme a marca, modelo, tempo de uso, com os equipamentos em funcionamento e como soar dos alarmes sobre suas cúpulas, com e sem tecido flanelado. Ao soar o alarme do pulso oxímetro, somente no grupo 1 houve redução significativa dos níveis com o uso do tecido. O uso do tecido aumentou significativamente os níveis produzidos pelo funcionamento da bomba de infusão nos grupos 1 e 3.
Ao soar do alarme da bomba de infusão, houve redução significativa de níveis com o uso do tecido nos grupos 2 e 3. Conclui-se que o uso do tecido flanelado, embora tenha reduzido os níveis em algumas situações, não atingiu níveis sonoros seguros e não deve ser utilizado como estratégia de redução de ruído e os equipamentos não devem permanecer sobre a cúpula.