<b> Comportamento sexual das mulheres em tratamento radioterápico / Sexual behavior of women in radiotherapytreatment <b>

  • Karina Silveira de Almeida Hammerschmidt UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Luciana Martins da Rosa UFSC
  • Angela Maria Alvarez UFSC
  • Vera Radunz UFSC
  • Andrelise Viana Rosa Tomasi UFSC
  • Rafaela Vivian Valcarenghi UFSC
Palavras-chave: Comportamento sexual, Radioterapia, Braquiterapia, Mulheres.

Resumo

As mulheres com câncer submetidas à radioterapia, teleterapia e/ou braquiterapia podem ter alteração no comportamento sexual, com influência nos aspectos psicossociais, sexuais e funcionais, bem como na qualidade de vida. Este estudo tem como objetivo analisar as evidências científicas relacionadas ao comportamento sexual e qualidade de vida de mulheres que realizaram tratamento com radioterapia. Trata-se de pesquisa bibliográfica do tipo revisão integrativa. A coleta dos dados foi realizada no mês de maio de 2014, e ocorreu por meio da Biblioteca Virtual em Saúde, a partir das bases de dados LILACS e MEDLINE, através da combinação dos descritores: “sexual behaviorandradiotherapy” e “sexual behaviorandbrachytherapy”. Foram selecionados 23 estudos para compor a amostra sem tempo limite.  Com a intenção de promover os contributos da produção do conhecimento sobre o comportamento sexual/sintomas após tratamento de câncer em mulheres com braquiterapia e radioterapia, emergindo dois eixos temáticos: alterações psicossociais, sexuais e funcionais; qualidade de vida. Identifica-se que é necessária ação multidisciplinar direcionada as mulheres com câncer em relação à sexualidade, há fragilidade no cuidado voltado a essas. Tal assistência necessita ser planejada para a mulher e seu parceiro, de forma que a convivência com o câncer e tratamento seja de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina Silveira de Almeida Hammerschmidt, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Enfermeira. Doutora em enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Grupo de Pesquisa de Estudos sobre Cuidados em Saúde Pessoas Idosos (GESPI). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
Luciana Martins da Rosa, UFSC
Enfermeira. Doutora em enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem e do Programa de Mestrado Profissional Gestão do Cuidado de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidando & Confortando. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
Angela Maria Alvarez, UFSC
Enfermeira. Doutora em enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Grupo de Pesquisa de Estudos sobre Cuidados em Saúde Pessoas Idosos (GESPI). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
Vera Radunz, UFSC
Enfermeira. Doutora em enfermagem. Docente do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Líder do Grupo de Pesquisa Cuidando & Confortando. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
Andrelise Viana Rosa Tomasi, UFSC
Fisioterapeuta. Mestranda em enfermagem. Integrante do Grupo de Estudos sobre Cuidados em Saúde de Pessoas Idosas (GESPI). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
Rafaela Vivian Valcarenghi, UFSC
Enfermeira. Doutorando em enfermagem. Integrante do Grupo de Estudos sobre Cuidados em Saúde Pessoas Idosos (GESPI). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
Publicado
2016-06-07
Como Citar
Hammerschmidt, K. S. de A., Rosa, L. M. da, Alvarez, A. M., Radunz, V., Tomasi, A. V. R., & Valcarenghi, R. V. (2016). <b> Comportamento sexual das mulheres em tratamento radioterápico / Sexual behavior of women in radiotherapytreatment <b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 15(1), 194 - 201. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v15i1.25064
Seção
Artigos de revisão