<b>Adesão terapêutica ao tratamento da tuberculose em um município do estado de São Paulo/ Adherence therapeutic to the treatment of tuberculosis in a municipality of the São Paulo state<b>

  • Nathalia Halax Orfão
  • Rubia Laine de Paula Andrade
  • Aline Ale Beraldo
  • Maria Eugênia Firmino Brunello
  • Lúcia Marina Scatena
  • Tereza Cristina Scatena Villa

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar e analisar os aspectos associados à adesão terapêutica da tuberculose no município de Ribeirão Preto – SP. A população do estudo foi constituída por doentes de tuberculose em tratamento, há três meses ou mais, no período de 2011 a 2012. Foi entrevistada uma amostra de 127 pacientes, de um total de 204, utilizando-se um formulário estruturado em quatro blocos: Dados sociodemográficos, clínicos e de organização da assistência aos doentes em tratamento; Medida de Adesão ao Tratamento da Tuberculose; Conhecimento dos doentes sobre a doença e tratamento; Vínculo com a equipe de saúde. Para análise dos dados realizou-se Análise de Agrupamento e Análise de Correspondência Múltipla. Foram construídos dois grupos de análise cujas médias padronizadas permitiram a classificação do grupo 2 como satisfatório e envolveu 67 (52,8%) entrevistados, constituídos por adultos jovens, com vínculo empregatício, ausência de coinfecção TB/HIV, maior frequência de Tratamento Diretamente Observado no domicílio, vínculo com a equipe de saúde e conhecimento sobre a doença. Nível de escolaridade, sexo e forma clínica não foram aspectos que determinaram a adesão. Destaca-se a importância de conhecer o perfil dos doentes associados à adesão terapêutica, uma vez que poderiam nortear a oferta de ações e incentivos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathalia Halax Orfão

Enfermeira. Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação de Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP), Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Rubia Laine de Paula Andrade

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde e especialista de laboratório do Departamento de Enfermagem Materno-infantil e Saúde Pública da EERP-USP, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Aline Ale Beraldo

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde e pós-doutoranda do Departamento de Enfermagem Materno-infantil e Saúde Pública EERP-USP, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Maria Eugênia Firmino Brunello

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde e pós-doutoranda do Departamento de Enfermagem Materno-infantil e Saúde Pública da EERP-USP, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Lúcia Marina Scatena
Engenheira de Produção Química. Doutora em Engenharia Hidráulica e Saneamento. Professora Adjunto da Universidade do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, MG, Brasil.
Tereza Cristina Scatena Villa

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde. Professora Titular do Departamento de Enfermagem Materno-infantil e Saúde Pública da EERP-USP, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Publicado
2016-05-26
Como Citar
Orfão, N. H., Andrade, R. L. de P., Beraldo, A. A., Brunello, M. E. F., Scatena, L. M., & Villa, T. C. S. (2016). <b>Adesão terapêutica ao tratamento da tuberculose em um município do estado de São Paulo/ Adherence therapeutic to the treatment of tuberculosis in a municipality of the São Paulo state<b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 14(4), 1453 - 1461. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v14i4.25093
Seção
Artigos originais