<b> Intoxicações por agrotóxicos: registros de um serviço sentinela de assistência toxicológica/ Pesticide poisoning: records of a toxicological assistance sentinel service<b>

  • Anai Adario Hungaro
  • Laiane Mucio Correia
  • Michele Cristina dos Santos Silvino
  • Suellen Moura Rocha
  • Beatriz Ferreira Martins
  • Magda Lúcia Félix de Oliveira
Palavras-chave: Envenenamento. Praguicidas. Notificação de doenças.

Resumo

Na vigilância das populações expostas a agrotóxicos, é relevante o protagonismo da rede nacional de centros de informação e assistência toxicológica para produção de dados confiáveis sobre as intoxicações. O objetivo do estudo foi caracterizar as intoxicações por agrotóxicos reportadas a um centro de assistência toxicológica do Paraná, por meio de análise retrospectiva de fichas epidemiológicas de Ocorrência Toxicológica de 1240 indivíduos com diagnóstico médico de intoxicação aguda ou crônica por agrotóxicos, registrados no período de 2003 a2011. Foram verificados sexo e idade das vítimas, classificação química dos agrotóxicos, e circunstância, gravidade e desfecho dos eventos. Os dados foram tabulados em planilha no Software Excel 2007 e analisados por estatística descritiva simples. A média foi de 138 intoxicações/ano. O perfil das intoxicações apontou predomínio do sexo masculino e em idade produtiva; destaque para as profissões agrícolas e a presença de trabalho infantil e do idoso; alta incidência de intoxicação por inseticidas inibidores das colinesterases e maioria dos casos notificados por unidades hospitalares; maior percentual de intoxicações e óbitos na circunstância intencional; e maior proporção de cura. No entanto, elevadas taxas de internação em terapia intensiva e a letalidade indicaram gravidade dos casos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anai Adario Hungaro
Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Membro do Centro de Controle de Intoxicações. Maringá - PR.
Laiane Mucio Correia
Enfermeira do Hospital Paraná. Maringá – PR.
Michele Cristina dos Santos Silvino
Enfermeira. Mestranda em Enfermagem na Universidade Estadual de Maringá - UEM. Membro do Centro de Controle de Intoxicações. Maringá - PR.
Suellen Moura Rocha
Acadêmica de Enfermagem na Universidade Estadual de Maringá – PR.
Beatriz Ferreira Martins

Enfermeira da Secretaria Municipal de Flórida. Mestre em Enfermagem. Maringá - PR. 

Magda Lúcia Félix de Oliveira
Enfermeira. Doutora em Saúde Coletiva. Professora da Graduação e Pós-graduação em  Enfermagem na  Universidade Estadual de Maringá _ UEM. Coordenadora do Centro de Controle de Intoxicações do Hospital Universitário Regional de Maringá - PR.
Publicado
2015-10-15
Como Citar
Hungaro, A. A., Correia, L. M., Silvino, M. C. dos S., Rocha, S. M., Martins, B. F., & Oliveira, M. L. F. de. (2015). <b> Intoxicações por agrotóxicos: registros de um serviço sentinela de assistência toxicológica/ Pesticide poisoning: records of a toxicological assistance sentinel service<b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 14(3), 1362 - 1369. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v14i3.25119
Seção
Artigos originais