<b> Ortotanásia e distanásia: percepção dos profissionais de saúde de uma Unidade de Terapia Intensiva / Orthothanasia and dysthanasia: perception of health professionals of an Intensive Care Unit

  • Farah Pitanga Porto Gois dos Santos
  • Isabel Comassetto
  • Anne Isadora Cavalcante Porciúncula
  • Regina Maria dos Santos
  • Fabiana Andrea Soares Ferreira
  • Ana Paula Nogueira de Magalhães

Resumen

Pesquisa que envolve o processo de morte, abordando a distanásia, a qual se constitui na obstinação terapêutica a fim de adiar a morte, e a Ortotanásia, que se constitui na morte em seu processo natural, sem prolongar o tratamento. Teve como objetivo reconhecer a percepção dos profissionais da equipe de saúde que atuam em unidade de terapia intensiva, acerca das situações de Ortotanásia e Distanásia. Realizado em um hospital universitário. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com 25 profissionais de saúde e submetidos à análise de conteúdo temática. Emergiram três categorias relacionadas: Apreendendo a Ortotanásia e a Distanásia; Percebendo o contexto da tomada de decisão; Ponderando a Ortotanásia e a Distanásia na finitude da vida. A percepção dos profissionais de saúde referente à Ortotanásia e à Distanásia exige discussões referentes aos conceitos éticos que envolvem as intervenções no processo de morte, possibilitando um embasamento da equipe multiprofissional, familiares e pacientes na tomada de decisão no final da vida.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Farah Pitanga Porto Gois dos Santos
Enfermeira. Graduada. Maceió, Alagoas, Brasil
Isabel Comassetto
Enfermeira. Doutora. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas. Maceió, Alagoas, Brasil.
Anne Isadora Cavalcante Porciúncula
Enfermeira. Graduada. Maceió, Alagoas, Brasil.
Regina Maria dos Santos
Enfermeira. Doutora. Professora Associada do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas. Maceió, Alagoas, Brasil.
Fabiana Andrea Soares Ferreira
Enfermeira. Mestre. Professora Assistente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas. Maceió, Alagoas, Brasil.
Ana Paula Nogueira de Magalhães
Enfermeira. Doutora. Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca. Arapiraca, Alagoas, Brasil.
Publicado
2016-10-10
Cómo citar
Santos, F. P. P. G. dos, Comassetto, I., Porciúncula, A. I. C., Santos, R. M. dos, Ferreira, F. A. S., & Magalhães, A. P. N. de. (2016). <b&gt; Ortotanásia e distanásia: percepção dos profissionais de saúde de uma Unidade de Terapia Intensiva / Orthothanasia and dysthanasia: perception of health professionals of an Intensive Care Unit. Ciência, Cuidado E Saúde, 15(2), 288 - 296. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v15i2.26017
Sección
Articulo originale