<b>Metodologia da problematização: estratégia de ensino para a aprendizagem do procedimento de terapia intravenosa/ Methodology of problematization: teaching strategy for learning the procedure of intravenoustherapy<b>

  • Juliana de Lima Lopes Universidade Federal de São Paulo
  • Maria Aparecida de Oliveira Freitas Universidade Federal de São Paulo
  • Tânia Arena Moreira Domingues Universidade Federal de São Paulo
  • Rosali Isabel Barduchi Ohl Universidade Federal de São Paulo
  • Alba Lúcia Bottura Leite de Barros Universidade Federal de São Paulo
Palavras-chave: Educação superior. Metodologia. Enfermagem. Ensino.

Resumo

Este estudo objetiva relatar a experiência da utilização da metodologia da problematização no ensino do procedimento de terapia intravenosa para alunos de graduação em enfermagem. Foram seguidas quatro das cinco etapas propostas pelo Arco de Maguerez: observação da realidade e definição de um problema, pontos-chave, teorização e hipóteses de solução. Após a finalização das etapas, os alunos preencheram um instrumento de avaliação identificando pontos facilitadores e dificultadores. Foram levantados como pontos facilitadores: participação efetiva dos alunos na busca de novos conhecimentos, diminuição da ansiedade, vivência do ambiente hospitalar pela primeira vez, interação com o paciente, aulas mais dinâmicas, possibilidade de pensar em soluções; e pontos dificultadores: processo demorado, falta de clareza na explicação de algumas etapas, pouco tempo para o preparo das atividades, desenvolvimento do ensino clínico sem ter o conhecimento necessário para a prestação da assistência. A metodologia da problematização, como estratégia ativa de aprendizagem foi efetiva para o ensino do procedimento de terapia intravenosa. Cabe ao docente identificar as necessidades do aluno, bem como implementar novas metodologias de ensino, em que os alunos participem ativamente do seu aprendizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana de Lima Lopes, Universidade Federal de São Paulo
Enfermeira. Professora Doutora Adjunto do Departamento de Enfermagem Clínica e Cirúrgica da Escola Paulista de Enfermagem – Universidade Federal de São Paulo – EPE-UNIFESP.
Maria Aparecida de Oliveira Freitas, Universidade Federal de São Paulo
Pedagoga. Professora Doutora do Departamento de Administração e Saúde Coletiva da Escola Paulista de Enfermagem – Universidade Federal de São Paulo – EPE-UNIFESP.
Tânia Arena Moreira Domingues, Universidade Federal de São Paulo
Enfermeira. Professora Doutora Adjunto do Departamento de Enfermagem Clínica e Cirúrgica da Escola Paulista de Enfermagem – Universidade Federal de São Paulo – EPE-UNIFESP.
Rosali Isabel Barduchi Ohl, Universidade Federal de São Paulo
Professora Adjunta da Disciplina Enfermagem Fundamental do Departamento de Enfermagem Clínica e Cirúrgica da Escola Paulista de Enfermagem - Universidade Federal de São Paulo
Alba Lúcia Bottura Leite de Barros, Universidade Federal de São Paulo
Enfermeira. Professora Doutora Titular do Departamento de Enfermagem Clínica e Cirúrgica da Escola Paulista de Enfermagem – Universidade Federal de São Paulo – EPE-UNIFESP
Publicado
2016-06-07
Como Citar
Lopes, J. de L., Freitas, M. A. de O., Domingues, T. A. M., Ohl, R. I. B., & Barros, A. L. B. L. de. (2016). <b>Metodologia da problematização: estratégia de ensino para a aprendizagem do procedimento de terapia intravenosa/ Methodology of problematization: teaching strategy for learning the procedure of intravenoustherapy<b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 15(1), 187 - 193. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v15i1.26436
Seção
Relatos de experiência