<b>Alcoolismo e dinâmica familiar: sentimentos manifestos/ Alcoholism and family dynamics: feelings shown

  • Cynthia Raquel Ferraboli
  • Andréa Noeremberg Guimarães
  • Marta Kolhs
  • Kiciosan da Silva Bernardi Galli
  • Ariane Noeremberg Guimarães
  • Jacó Fernando Schneider

Resumo

O álcool é a substância psicoativa mais consumida no Brasil e a estimativa da sua dependência atinge maior população que as outras drogas. O objetivo deste estudo foi conhecer os sentimentos manifestos na dinâmica familiar de famílias com um de seus integrantes alcoolista. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo-exploratório, desenvolvido em 2014, em uma Unidade de Saúde da Família, em Santa Catarina. Os sujeitos foram cinco familiares de alcoolistas, sendo duas esposas, uma mãe, uma irmã e uma filha. A coleta de informações ocorreu por meio de entrevista semiestruturada e a análise a partir da Análise de Conteúdo. Dos resultados, emergiram três categorias: Histórico de dependência e dinâmica familiar com papéis disfuncionais e modelo incongruente; De relações familiares frágeis à violência doméstica; e, Turbilhão de sentimentos da família com membro alcoolista: ilusão, conformismo, dores e medo. As participantes ressaltaram as relações afetivas conflituosas, a convivência com a angústia diante da situação vivenciada e o esforço dos familiares na luta contra a dependência alcoólica. Notou-se que as entrevistas foram momentos nas quais as entrevistadas puderam partilhar suas vivências, sentimentos e percepções sobre como vivem ao lado de um alcoolista. Ressalta-se a necessidade do acompanhamento familiar em situações de dependência de álcool. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cynthia Raquel Ferraboli

Psicóloga da Secretaria de Saúde de Riqueza. Especialista em Saúde Coletiva com ênfase em Estratégia da Saúde da Família. Riqueza, Santa Catarina, Brasil.

Andréa Noeremberg Guimarães

Enfermeira. Mestrado em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Chapecó, Santa Catarina, Brasil. 

Marta Kolhs

Enfermeira. Mestrado em Gestão em Políticas Públicas. Professora do Departamento de Enfermagem da UDESC. Chapecó, Santa Catarina, Brasil. 

Kiciosan da Silva Bernardi Galli

Enfermeira. Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho. Professora do Departamento de Enfermagem da UDESC.Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Ariane Noeremberg Guimarães

Psicóloga do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Especialista em Psicopedagogia. Garopaba, Santa Catarina, Brasil. 

Jacó Fernando Schneider

Enfermeiro. Doutorado em Enfermagem. Professor da Escola de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Publicado
2016-05-26
Como Citar
Ferraboli, C. R., Guimarães, A. N., Kolhs, M., Galli, K. da S. B., Guimarães, A. N., & Schneider, J. F. (2016). <b&gt;Alcoolismo e dinâmica familiar: sentimentos manifestos/ Alcoholism and family dynamics: feelings shown. Ciência, Cuidado E Saúde, 14(4), 1555 - 1563. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v14i4.27245
Seção
Artigos originais