<b> A atuação de enfermagem no adolescer saudável sob a ótica da teoria transcultural de Leininger / Nursing practice in healthy youth from the perspective of the transcultural theory of Leininger <b>

  • Amália de Oliveira Carvalho Mestre em Enfermagem no Programa de Pós- Graduação em Enfermagem na Universidade Federal do Piauí.
  • Silvana Santiago da Rocha Professora Associada do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piaui
  • Karla Nayalle de Souza Rocha Professora Efetiva do Curso Técnico em Enfermagem no Colégio Técnico de Bom Jesus - Universidade Federal do Piauí - UFPI.
Palavras-chave: Adolescente. Atenção Primária de Saúde. Enfermagem.

Resumo

Estudo Etnográfico, de abordagem qualitativa, que teve como objetivo analisar e discutir como a enfermagem contribui no adolescer saudável de jovens de uma comunidade da periferia de Teresina, Piauí, sob a ótica da Teoria Transcultural de Leininger. Para a coleta de dados, utilizou-se a técnica de entrevista semiestruturada com 15 adolescentes com idade entre 10 e 19 anos, no período de maio a dezembro de 2012, assistidos pela Unidade Básica de Saúde, cujos resultados foram submetidos à análise conforme o Modelo de Teoria Transcultural de Leininger. Constatou-se que as ações de enfermagem destinadas aos adolescentes, embora apontadas como importantes, resumem-se a orientações através de palestras; campanhas educativas nos centros de saúde, nas comunidades, nas escolas; visitas domiciliares; e os cuidados desenvolvidos na consulta de Enfermagem. Ficou clara a necessidade de maior aproximação dos serviços de saúde com os jovens para que sejam construídas relações terapêuticas e de confiança entre eles. Cabendo ao profissional enfermeiro buscar a inserção nas comunidades objetivando o acolhimento, a escuta qualificada e o cuidado cultural aos adolescentes. O Modelo traçado pela Teoria Transcultural de Leininger não só se mostrou eficaz, como contribuiu para a aplicação e apropriação do conhecimento científico da área. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amália de Oliveira Carvalho, Mestre em Enfermagem no Programa de Pós- Graduação em Enfermagem na Universidade Federal do Piauí.
Enfermeira da Estratégia Saúde da Família. Mestre em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem da FacidDeVry Brasil. Teresina, Piauí, Brasil. E-mail: am.co@bol.com.br
Silvana Santiago da Rocha, Professora Associada do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piaui
Enfermeira.  Doutora em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí – UFPI. Teresina, Piauí, Brasil. E-mail: silvanasantiago27@gmail.com
Karla Nayalle de Souza Rocha, Professora Efetiva do Curso Técnico em Enfermagem no Colégio Técnico de Bom Jesus - Universidade Federal do Piauí - UFPI.
Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem no Colégio Técnico de Bom Jesus – UFPI. Bom Jesus, Piauí, Brasil. E-mail: karlanayalle@ufpi.edu.br
Publicado
2016-05-26
Como Citar
Carvalho, A. de O., da Rocha, S. S., & de Souza Rocha, K. N. (2016). <b> A atuação de enfermagem no adolescer saudável sob a ótica da teoria transcultural de Leininger / Nursing practice in healthy youth from the perspective of the transcultural theory of Leininger <b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 14(4), 1546 - 1554. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v14i4.27836
Seção
Artigos originais