<b> Estratégias implementadas pelo enfermeiro para aprendizagem do transplantado renal em imunossupressão / Strategies implemented by nurses for learning kidney transplant immunosuppression <b>
Resumo
Descrever a vivência da enfermagem na implementação de estratégias de aprendizagem em imunossupressão para transplantados renais. Caracteriza-se como um estudo qualitativo, descritivo, que utiliza o referencial teórico da pesquisa convergente assistencial, realizado em uma unidade de transplante renal. Para a obtenção dos dados, utilizou-se de entrevistas e oficinas temáticas. Foram desenvolvidas estratégias de aprendizagem para três oficinas com grupos de transplantados renais: pacientes sem déficit cognitivo - estratégia discursiva, com recursos visuais; pacientes com déficit cognitivo - estratégia do discurso repetitivo com recursos visuais; pacientes com déficit visual - recursos auditivos e táteis. As estratégias adotadas para os transplantados na oficina com déficit cognitivo e visual requisitaram adaptações, mas na alta hospitalar os pacientes demonstraram capacidade para o autocuidado e a apreensão dos imunossupressores. A vivência possibilitou ao enfermeiro o planejamento, a implementação e a utilização de estratégias de aprendizagem que favoreceram a emancipação do autocuidado, influenciando na adesão ao tratamento e na qualidade de vida do transplantado.