<b> Estratégias implementadas pelo enfermeiro para aprendizagem do transplantado renal em imunossupressão / Strategies implemented by nurses for learning kidney transplant immunosuppression <b>

  • Janaína de Jesus Castro Câmara Universidade Federal do Maranhão-UFMA
  • Patrícia Lima Queiroz Universidade Federal do Maranhão-UFMA
  • Santana de Maria Alves de Sousa Universidade Federal do Maranhão-UFMA
  • Sirliane de Souza Paiva Universidade Federal do Maranhão-UFMA
Palavras-chave: Enfermagem. Educação. Transplante.

Resumo

Descrever a vivência da enfermagem na implementação de estratégias de aprendizagem em imunossupressão para transplantados renais. Caracteriza-se como um estudo qualitativo, descritivo, que utiliza o referencial teórico da pesquisa convergente assistencial, realizado em uma unidade de transplante renal. Para a obtenção dos dados, utilizou-se de entrevistas e oficinas temáticas. Foram desenvolvidas estratégias de aprendizagem para três oficinas com grupos de transplantados renais: pacientes sem déficit cognitivo - estratégia discursiva, com recursos visuais; pacientes com déficit cognitivo - estratégia do discurso repetitivo com recursos visuais; pacientes com déficit visual - recursos auditivos e táteis. As estratégias adotadas para os transplantados na oficina com déficit cognitivo e visual requisitaram adaptações, mas na alta hospitalar os pacientes demonstraram capacidade para o autocuidado e a apreensão dos imunossupressores. A vivência possibilitou ao enfermeiro o planejamento, a implementação e a utilização de estratégias de aprendizagem que favoreceram a emancipação do autocuidado, influenciando na adesão ao tratamento e na qualidade de vida do transplantado. 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaína de Jesus Castro Câmara, Universidade Federal do Maranhão-UFMA
Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Maranhão.  Enfermeira do Serviço de Transplante Renal do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA).
Patrícia Lima Queiroz, Universidade Federal do Maranhão-UFMA
Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Maranhão. Enfermeira do Hospital Municipal Djalma Marques.
Santana de Maria Alves de Sousa, Universidade Federal do Maranhão-UFMA
Enfermeira. Doutora em Ciências Sociais. Professora Adjunta do Programa Pós-Graduação em Enfermagem da UFMA, Maranhão.
Sirliane de Souza Paiva, Universidade Federal do Maranhão-UFMA
Enfermeira. Pós-Doutora em Enfermagem/EEUSP. Professora Associada do Programa Pós-Graduação em Enfermagem da UFMA, Maranhão.
Publicado
2016-10-10
Como Citar
Castro Câmara, J. de J., Queiroz, P. L., de Sousa, S. de M. A., & Paiva, S. de S. (2016). <b> Estratégias implementadas pelo enfermeiro para aprendizagem do transplantado renal em imunossupressão / Strategies implemented by nurses for learning kidney transplant immunosuppression <b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 15(2), 282 - 287. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v15i2.28502
Seção
Artigos originais