<b>Usabilidade do prontuário eletrônico em Unidades Básicas de Saúde/ Usability of electronic medical records in Primary Healthcare Units<b>

  • Andressa Paola de Oliveira Queiroz Martins
  • Aida Maris Peres
  • Nelly Lopes de Moraes Gil
  • Carla Da Ros
  • Ingrid Margareth Voth Lowen
  • Luciana Schleder Gonçalves
Palavras-chave: Informática em enfermagem. Sistemas computadorizados de registros médicos. Enfermagem. Registros de Enfermagem.

Resumo

A pesquisa teve como objetivo avaliar a usabilidade do prontuário eletrônico em unidades básicas de saúde municipais. Pesquisa qualitativa, descritiva, com coleta de dados por entrevista semiestruturada, nas cinco sedes das regionais de saúde de um município do sul do Brasil, com participação de 20 profissionais de saúde, no período de julho a agosto de 2013. As entrevistas foram gravadas e as falas transcritas para análise dos dados com utilização da técnica de análise de conteúdo. Como resultados, foram identificadas três categorias empíricas: utilização do prontuário eletrônico no processo de trabalho; acesso às informações – confiabilidade e qualidade dos dados; e, avaliação geral do prontuário eletrônico e seus instrumentos. O prontuário eletrônico é visto pelos profissionais como uma ferramenta que revolucionou a prática nas unidades, porém o sistema ainda precisa de ajustes para se adequar às necessidades dos profissionais que o utilizam nas ações diárias.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Paola de Oliveira Queiroz Martins

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Secretaria Municipal de Saúde. Umuarama, PR, Brasil.

Aida Maris Peres
Enfermeira. Doutora, Professora Adjunto do Departamento de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPR. Curitiba, PR, Brasil.
Nelly Lopes de Moraes Gil
Enfermeira. Doutora, Professora Ajunto do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR, Brasil.
Carla Da Ros
Enfermeira. Mestre em Enfermagem, Secretaria Municipal de Saúde. Curitiba, PR, Brasil.
Ingrid Margareth Voth Lowen
Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem, Secretaria Municipal de Saúde. Curitiba, PR, Brasil.
Luciana Schleder Gonçalves
Enfermeira. Doutora, Professora Adjunto do Departamento de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPR. Curitiba, PR, Brasil.
Publicado
2017-08-24
Como Citar
Martins, A. P. de O. Q., Peres, A. M., Gil, N. L. de M., Ros, C. D., Lowen, I. M. V., & Gonçalves, L. S. (2017). <b>Usabilidade do prontuário eletrônico em Unidades Básicas de Saúde/ Usability of electronic medical records in Primary Healthcare Units<b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 16(2). https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v16i2.29748
Seção
Artigos originais