<b>Relacionamento interpessoal na prática universitária: desvendando a visão do discente/ Interpersonal relationship in university practice: unraveling the view of students<b>

  • Aydwlha Moniq Barbosa de Santana
  • Jocelly de Araújo Ferreira
  • Matheus Figueiredo Nogueira
  • Luciana Dantas Farias de Andrade

Resumo

O estudo visa conhecer a opinião do discente sobre os fatores associados ao relacionamento interpessoal (professor-aluno) em âmbito universitário; e identificar a contribuição do relacionamento interpessoal na formação profissional dos discentes. Estudo exploratório-descritivo de natureza quanti-qualitativa, cujos dados foram coletados na Universidade Federal de Campina Grande – Centro de Educação e Saúde, sendo a amostra composta por 140 discentes, envolvendo ingressantes e concluintes dos cursos de enfermagem, farmácia e nutrição. Os dados objetivos foram analisados descritivamente. Para os dados subjetivos adotou-se a técnica da análise do conteúdo, com identificação de três categorias: “Diálogo e confiança nas relações interpessoais”; “Habilidades nas condutas profissionais” e “Aprimoramento das habilidades cognitivas”. Conclui-se que os acadêmicos percebem a importância do diálogo para o relacionamento interpessoal no ambiente organizacional de ensino- aprendizagem, e que a conquista da confiança repercute em benefícios para ambos. Os resultados do estudo salientam a importância da formação humanística do profissional de saúde permeada pelo relacionamento interpessoal saudável entre educador e educando, possibilitando melhor qualidade da assistência prestada ao usuário do serviço de saúde. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aydwlha Moniq Barbosa de Santana
Enfermeira do Hospital da Mulher Mãe Luzia. Especialista em Enfermagem obstétrica-Rede Cegonha,. Macapá, AP, Brasil.
Jocelly de Araújo Ferreira

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem na Universidade Federal de Minas Gerais. Professora na Universidade Federal de Campina Grande. Cuité, PB, Brasil. 

Matheus Figueiredo Nogueira
Enfermeiro. Doutor em Saúde Coletiva na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor Assistente da Universidade Federal de Campina Grande. Cuité, PB, Brasil.
Luciana Dantas Farias de Andrade
Enfermeira. Doutora em Psicologia. Docente na Unidade Acadêmica de Enfermagem (UAENFE) / Centro de Educação em Saúde (CES)/ Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Cuité, PB, Brasil.
Publicado
2016-05-26
Como Citar
Santana, A. M. B. de, Ferreira, J. de A., Nogueira, M. F., & Andrade, L. D. F. de. (2016). <b>Relacionamento interpessoal na prática universitária: desvendando a visão do discente/ Interpersonal relationship in university practice: unraveling the view of students<b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 14(4), 1513 - 1519. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v14i4.29886
Seção
Artigos originais