<b>Relacionamento interpessoal na prática universitária: desvendando a visão do discente/ Interpersonal relationship in university practice: unraveling the view of students<b>
Resumo
O estudo visa conhecer a opinião do discente sobre os fatores associados ao relacionamento interpessoal (professor-aluno) em âmbito universitário; e identificar a contribuição do relacionamento interpessoal na formação profissional dos discentes. Estudo exploratório-descritivo de natureza quanti-qualitativa, cujos dados foram coletados na Universidade Federal de Campina Grande – Centro de Educação e Saúde, sendo a amostra composta por 140 discentes, envolvendo ingressantes e concluintes dos cursos de enfermagem, farmácia e nutrição. Os dados objetivos foram analisados descritivamente. Para os dados subjetivos adotou-se a técnica da análise do conteúdo, com identificação de três categorias: “Diálogo e confiança nas relações interpessoais”; “Habilidades nas condutas profissionais” e “Aprimoramento das habilidades cognitivas”. Conclui-se que os acadêmicos percebem a importância do diálogo para o relacionamento interpessoal no ambiente organizacional de ensino- aprendizagem, e que a conquista da confiança repercute em benefícios para ambos. Os resultados do estudo salientam a importância da formação humanística do profissional de saúde permeada pelo relacionamento interpessoal saudável entre educador e educando, possibilitando melhor qualidade da assistência prestada ao usuário do serviço de saúde.