<b>Aspectos que podem influenciar a qualidade de vida da mulher mastectomizada/ Aspects that may influence on the quality of life of a mastectomized woman<b>

  • Natalia Gondim de Almeida Universidade Estadual do Ceará BOLSISTA CAPES
  • Amanda Miranda Cruz Universidade Estadual do Ceará
  • Dafne Paiva Rodrigues Universidade Estadual do Ceará
  • Thereza Maria Magalhães Moreira Universidade Estadual do Ceará
  • Juliana Vieira Figueiredo Universidade Estadual do Ceará
  • Ana Virginia de Melo Fialho Universidade Estadual do Ceará
Palavras-chave: Qualidade de vida, mulheres, mastectomia.

Resumo

A retirada da mama pode influenciar nas dimensões da qualidade de vida da mulher com câncer de mama. Objetivou-se desvelar fatores que influenciam a qualidade de vida de mulheres mastectomizadas. Estudo descritivo de abordagem qualitativa, realizado com 21 mulheres submetidas à cirurgia de mastectomia, no período de junho a setembro de 2013, em um ambulatório de mastologia em Fortaleza/CE, Brasil, por meio de entrevistas semiestruturadas. Da análise de conteúdo emergiram duas categorias: Influência positiva e Influência negativa na qualidade de vida. Fatores que influenciam positivamente surgiram: apoio familiar, social e profissional, condição financeira e assistência médica; negativamente: assistência médica, condição financeira, hábitos de vida não saudáveis, doença e medo de morrer. Conclui-se que conhecer fatores que influenciam na qualidade de vida da mulher mastectomizada favorece uma melhora na prática do cuidado por fortalecer ações específicas, colaborando com a qualidade de vida dessas mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia Gondim de Almeida, Universidade Estadual do Ceará BOLSISTA CAPES
Enfermeira. Mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde. Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Fortaleza, Ceará, Brasil.
Amanda Miranda Cruz, Universidade Estadual do Ceará
Enfermeira. Mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde. Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da UECE. Fortaleza, Ceará, Brasil.
Dafne Paiva Rodrigues, Universidade Estadual do Ceará
Docente. Doutor em Enfermagem. Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da UECE. Fortaleza, Ceará, Brasil.
Thereza Maria Magalhães Moreira, Universidade Estadual do Ceará
Docente. Doutor em Enfermagem. Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da UECE. Fortaleza, Ceará, Brasil.
Juliana Vieira Figueiredo, Universidade Estadual do Ceará
Docente. Mestre em Enfermagem. Centro Universitário Estácio do Ceará. Fortaleza, Ceará, Brasil.
Ana Virginia de Melo Fialho, Universidade Estadual do Ceará
Docente. Doutor em Enfermagem. Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da UECE. Fortaleza, Ceará, Brasil.
Publicado
2016-07-01
Como Citar
Almeida, N. G. de, Cruz, A. M., Rodrigues, D. P., Moreira, T. M. M., Figueiredo, J. V., & Fialho, A. V. de M. (2016). <b>Aspectos que podem influenciar a qualidade de vida da mulher mastectomizada/ Aspects that may influence on the quality of life of a mastectomized woman<b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 15(3), 452 - 459. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v15i3.31526
Seção
Artigos originais