<b> O estudo de anatomia no ensino de enfermagem: reflexões sobre princípios éticos / The anatomy study in nursing education: reflections on ethical principles <b>
Palavras-chave:
Ética, Bioética, Educação, Enfermagem
Resumo
A anatomia é uma ciência fundamental na formação do enfermeiro, sendo o cadáver o material didático que facilita a obtenção desse conhecimento. O cadáver proporciona de forma dinâmica a visualização das estruturas do corpo, e o estudante tendo contato direto com as peças anatômicas pode fazer a comparação com o indivíduo vivo. No contato com o cadáver o estudante deve se vestir de humanidade, respeitando a memória daquele que já partiu, caso contrário, a honra de aprendizagem se torna um objeto de ação discriminatória, de cunho frio e técnico. Este artigo teve como objetivo refletir sobre os princípios éticos que envolvem o estudo de anatomia no ensino de enfermagem, tomando como base a narrativa de um fato real. Esta reflexão está apoiada na teoria do principialismo kantiano, pois princípios éticos devem ser relevantes junto ao estudo de anatomia no ensino de enfermagem, uma vez que este conteúdo introduz o aluno na profissão. Acredita-se que o preparo do estudante de enfermagem quanto aos conhecimentos que envolvem os princípios éticos e o estudo de anatomia humana com o uso de cadáveres ainda é um processo em construção, o que necessita da atenção dos professores envolvidos.Downloads
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Publicado
2017-07-06
Como Citar
Borba, K. P. (2017). <b> O estudo de anatomia no ensino de enfermagem: reflexões sobre princípios éticos / The anatomy study in nursing education: reflections on ethical principles <b>. Ciência, Cuidado E Saúde, 16(2). https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v16i2.32021
Edição
Seção
Artigos de reflexão
















