<b>Polaridades vivenciadas por estudantes de enfermagem na aprendizagem da comunicação: perspectivas do pensamento complexo/ Polarities experienced by nursing students in learning the communication: perspectives of thought complex<b>

  • Camila Dalcól
  • Mara Lúcia Garanhani
  • Ligia Fahl Fonseca
  • Brígida Gimenez Carvalho
Palavras-chave: Enfermagem. Educação em enfermagem. Comunicação.

Resumo

A comunicação é uma competência a ser alcançada na formação do enfermeiro. O objetivo deste estudo foi compreender as polaridades vivenciadas pelos estudantes de enfermagem no desenvolvimento da competência de comunicação. Estudo qualitativo compreensivo, tipo estudo de caso, realizado com 55 acadêmicos de um Currículo Integrado de enfermagem de uma universidade pública que tem a comunicação como um de seus temas transversais. A coleta de dados foi realizada por meio de grupos focais, que foram gravados, filmados, transcritos na íntegra e submetidos à análise de conteúdo. Os resultados foram discutidos de acordo com o pensamento complexo de Edgar Morin. Todos os preceitos éticos foram atendidos. Os resultados apontaram algumas polaridades vivenciadas no processo de ensino e aprendizagem da comunicação: teoria e prática, comunicação verbal e não verbal, silêncio e fala. Na perspectiva do pensamento complexo e do princípio dialógico, as dualidades apresentadas neste estudo, mesmo sendo aparentemente contraditórias, devem ser compreendidas como inseparáveis e complementares, de modo que seu entrelaçamento torne o ensino da comunicação mais abrangente e integrado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Dalcól
Enfermeira. Mestre em enfermagem. Docente de Enfermagem do Instituto Federal do Paraná. Londrina, PR, Brasil.
Mara Lúcia Garanhani
Enfermeira. Doutora em enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Londrina, PR, Brasil.
Ligia Fahl Fonseca
Enfermeira. Doutora em enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da UEL, PR, Brasil.
Brígida Gimenez Carvalho
Enfermeira. Doutora em enfermagem. Docente do Departamento de Saúde Coletiva da UE. Londrina, PR, Brasil
Publicado
2017-06-01
Como Citar
Dalcól, C., Garanhani, M. L., Fonseca, L. F., & Carvalho, B. G. (2017). <b>Polaridades vivenciadas por estudantes de enfermagem na aprendizagem da comunicação: perspectivas do pensamento complexo/ Polarities experienced by nursing students in learning the communication: perspectives of thought complex<b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 16(1). https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v16i1.34517
Seção
Artigos originais