<b> Percepções das famílias sobre os hábitos alimentares da criança que está obesa/Perceptions of families about the eating habits of the child who is obese<b>
Resumen
O presente estudo teve como objetivo descrever a influência familiar nos hábitos alimentares de crianças de 6 a 10 anos que estão obesas. Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória com abordagem qualitativa. Participaram 20 familiares e 33 crianças, matriculadas em escolas do norte de Santa Catarina. Realizou-se aferição de medidas antropométricas, cálculo de índice de massa corpórea, entrevistas e atividade educativa. Para a coleta dos dados, utilizou-se um formulário semiestruturado. As entrevistas foram transcritas e tratadas segundo análise temática. Os dados resultaram em duas categorias:Percepção das famílias quanto aos hábitos, preferências e qualidade da alimentação dos filhos e Influência familiar na alimentação das crianças. Constatou-se que as famílias já compreenderam que suas atitudes interferem na preferência alimentar dos filhos; que eles não possuem hábitos alimentares saudáveis, porque elas não os têm também; que existe dificuldade em ensinar bons costumes alimentares devido à falta de convivência diária entre os membros da família, pela longa jornada de trabalho dos pais. Dessa forma,a escola, depois da família, exerce forte influência nos hábitos alimentares das crianças, portanto são necessárias novas estratégias que fortaleçam a participação de todos os envolvidos na busca de recursos que ensinem às crianças hábitos saudáveis de vida.
Descargas
- PDF - PORT (Português (Brasil))
- PDF - ING (Português (Brasil))
- DECLARAÇÃO DE CONFLITOS DE INTERESSE (Português (Brasil))
- DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS (Português (Brasil))
- PARECER CONSUBSTANCIADO DO CEP (Português (Brasil))
- Folha de identificação_PERCEPÕES DAS FAMILIAS SOBRE OS HABITOS ALIMENTARES DA CRIANÇA QUE ESTÁ OBESA (Português (Brasil))