<b>Gravidez na adolescência – ações lúdicas no ensino médio: relato de experiência do projeto de extensão/ Pregnancy in adolescence - ludic actions in middle school: report of experience of extension project<b>

  • Erica Dionisia de Lacerda Graduanda de Enfermagem, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Cuité, PB, Brasil.
  • Lorena Nascimento Carvalho
  • Paulo Ricardo da Fonseca
  • Anderson Gustavo Vital de Negreiros
  • Katia Maria Pereira
  • Vivyanne Santos Falcão-Silva
Palavras-chave: Educação em saúde, Gravidez não planejada, Gravidez na adolescência

Resumo

A extensão universitária trabalha com as diversas problemáticas que envolvem a comunidade, auxiliando-a de forma que haja uma troca de conhecimentos. Atualmente, uma das adversidades que envolvem a sociedade é a gravidez na adolescência, considerada um dos problemas de saúde reprodutiva. Diante desse impasse, é imprescindível que haja ações educativas que busquem orientar e ampliar os conhecimentos dos adolescentes para evitar uma gravidez não planejada. Esse trabalho objetiva relatar a experiência dos graduandos em um projeto de extensão universitária, desenvolvido em uma escola pública do município de Cuité-Paraíba. Foram realizados quatro encontros semanais sequenciais, por meio de oficinas pedagógicas. Essa proposta metodológica enfatizou a importância de uma gravidez planejada, os métodos contraceptivos, e caso ocorra a gravidez, os cuidados necessários para a saúde materna e fetal. As estratégias utilizadas foram atividades lúdicas, as quais facilitaram a interação com os alunos, bem como o aprendizado e envolvimento deles. Vivenciou-se a evolução dos estudantes a cada encontro, de acordo com seus questionamentos, atenção, participação e assiduidade efetiva. Ações estas que associadas aos comentários positivos dos estudantes e da direção, demonstram que os objetivos foram alcançados. Desta forma, evidenciou-se a importância da extensão universitária para a socialização e compartilhamento de saberes junto à comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erica Dionisia de Lacerda, Graduanda de Enfermagem, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Cuité, PB, Brasil.
Graduanda do curso de Bacharelado em Enfermagem na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), do Centro de Saúde e Educação (CES) - Cuité-PB
Lorena Nascimento Carvalho
Graduanda de Enfermagem, UFCG. Cuité, PB, Brasil.
Paulo Ricardo da Fonseca
Graduando de Enfermagem, UFCG. Cuité, PB, Brasil.
Anderson Gustavo Vital de Negreiros
Graduando de Enfermagem, UFCG. Cuité, PB, Brasil.
Katia Maria Pereira
Graduanda de Ciências Biológicas, UFCG. Cuité, PB, Brasil.
Vivyanne Santos Falcão-Silva
Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas. Doutora, UFCG. Cuité, PB, Brasil.
Publicado
2017-10-18
Como Citar
Lacerda, E. D. de, Carvalho, L. N., Fonseca, P. R. da, Negreiros, A. G. V. de, Pereira, K. M., & Falcão-Silva, V. S. (2017). <b>Gravidez na adolescência – ações lúdicas no ensino médio: relato de experiência do projeto de extensão/ Pregnancy in adolescence - ludic actions in middle school: report of experience of extension project<b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 16(2). https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v16i2.36287
Seção
Relatos de experiência