<b> Os itinerários terapêuticos de idosos que fazem uso problemático de álcool / The therapeutic itineraries of elderly people that make a problematic use of alcohol <b>

  • Deivson Wendell da Costa Lima
  • Laryssa Dayanna Costa Ferreira
  • Margarita Antonia Villar Luis
  • Alcivan Nunes Vieira
  • Francisca Patrícia Barreto de Carvalho
  • Lívia Dayane Sousa Azevedo
Palavras-chave: Saúde do idoso, Transtornos relacionados ao uso de álcool, Acesso aos serviços de saúde.

Resumo

Este estudo teve como objetivo conhecer o itinerário terapêutico de idosos que fazem uso problemático de álcool. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, realizada com 08 idosos acompanhados pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III. Os dados foram produzidos através de entrevista semiestruturada e analisados conforme análise de conteúdo de Bardin. Os serviços de porta de entrada elencados pelos idosos foram hospital psiquiátrico, Unidade de Pronto Atendimento, hospital geral, Unidade Básica de Saúde e casa de apoio. Cada idoso teve uma forma de acesso e de acessibilidade aos serviços de saúde ou rede de apoio. Alguns idosos foram estigmatizados por serem usuários de drogas e sofreram fortes restrições para sua inserção e disponibilidade de acesso aos cuidados. Em geral, os profissionais não buscaram conhecer a sua história pessoal e familiar, sua relação com a droga, bem como não se responsabilizaram pelo encaminhamento do idoso para outro serviço de saúde que compõe a Rede de Atenção Psicossocial. Conclui-se que cada idoso estabelece uma relação singular com o álcool e tem seu próprio itinerário terapêutico. Assim, torna-se necessário formular estratégias de cuidado adequadas através de planos terapêuticos individuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deivson Wendell da Costa Lima
Enfermeiro. Doutorando em Enfermagem Psiquiátrica. Docente da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERGN), Mossoró, RN, Brasil.
Laryssa Dayanna Costa Ferreira
Enfermeira. Graduada em Enfermagem. UERGN, Mossoró, RN, Brasil.
Margarita Antonia Villar Luis
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil.
Alcivan Nunes Vieira
Enfermeiro. Doutor em Cuidados Clínicos em Enfermagem. Docente da Faculdade de Enfermagem da UERGN , Mossoró, RN, Brasil.
Francisca Patrícia Barreto de Carvalho
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Faculdade de Enfermagem UERGN, Mossoró, RN, Brasil.
Lívia Dayane Sousa Azevedo
Nutricionista. Mestranda em Nutrição e Metabolismo. USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil.
Publicado
2017-12-19
Como Citar
Lima, D. W. da C., Ferreira, L. D. C., Luis, M. A. V., Vieira, A. N., Carvalho, F. P. B. de, & Azevedo, L. D. S. (2017). <b> Os itinerários terapêuticos de idosos que fazem uso problemático de álcool / The therapeutic itineraries of elderly people that make a problematic use of alcohol <b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 16(4). https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v16i4.37276
Seção
Artigos originais